Quem pretende aproveitar o início do ano para trocar o plano de internet agora já consegue conferir as melhores operadoras da Bahia segundo quem realmente importa: outros consumidores. Isso porque acaba de ser lançada a quarta edição do Prêmio Melhor Plano, que costuma premiar as operadoras de internet fixa que mais se destacaram nos últimos doze meses — e que merecem atenção do consumidor no ano que começa agora.
Mais uma vez, o projeto foi conduzido pelo comparador especializado em telecom Melhor Plano, em parceria com o site Minha Conexão, com foco em testes de velocidade de internet fixa. Para chegar aos premiados apenas no estado da Bahia, considerou-se mais de 300 mil testes de velocidade, bem como cerca de 17 mil opiniões de usuários ao longo do ano passado. Já a nível nacional, o número de testes de qualidade de conexão ultrapassou os 15 milhões, em um período marcado pelo isolamento social e a ampliação das atividades remotas.
Destaques para 2022
Para facilitar a tomada de decisão por parte do consumidor, os vencedores foram novamente divididos em três categorias: “melhor velocidade”, “melhor satisfação” e “melhor provedor”. Os grandes destaques da nova edição vieram para a TIM, premiada no quesito “velocidade”, a Global Telecomunicações, contemplada na categoria “satisfação” e a Claro, eleita pela população o “melhor provedor” no território baiano.
“Chegamos ao quarto ano de Prêmio Melhor Plano unindo os mesmos sentimentos que impulsionaram sua primeira edição: o desejo de facilitar a decisão dos brasileiros, contribuindo para escolhas mais assertivas, e o entendimento de que é preciso reconhecer as instituições que ofereceram internet de qualidade, sobretudo durante o isolamento social” compartilha Pedro Israel, co-fundador do Melhor Plano.
Acesse a lista completa de premiados em cada cidade da Bahia
Em alguns casos, pode ser que o usuário se depare com municípios sem uma categoria ou outra. Isso acontece por dois motivos: ou as avaliações foram insuficientes ou não houve interseção de dados entre as categorias de “melhor velocidade” e “maior satisfação” para chegar ao resultado.
Metodologia
A nova edição do estudo teve como base os testes de velocidade de internet feitos de dezembro de 2020 a novembro de 2021 no site Minha Conexão. Foram levadas em conta a rapidez da velocidade de download, upload e a satisfação dos usuários com seus provedores. No total, estima-se a análise de aproximadamente 15.670.000 milhões de testes, bem como 665.900 mil avaliações dos consumidores.
Como nas edições que o antecedem, apenas provedores com o mínimo de mil testes de velocidade realizados no período participaram do prêmio. Também foi exigido que eles possuíssem ao menos 3% da amostra dos testes da região avaliada para ter significância estatística. Além disso, foi preciso haver testes mapeados do provedor nos últimos 3 meses, de modo a garantir que a empresa está à ativa.
Quanto às regiões, cada cidade precisou ter, no mínimo, 3 mil testes dentro do período avaliado para ser incluída. Por tal motivo, certos municípios não foram enquadrados pelo ranking, que verificou a insuficiência de testes para chegar a algum dado preciso. A análise dos dados contou com a utilização de algoritmos para detectar comportamentos artificiais e eliminar possíveis tentativas de fraudes por parte de robôs. Por fim, foi realizada uma auditoria manual para conferência do resultado em todas as regiões.
Melhor Velocidade: Usou-se a média de velocidade por IP no mês, por provedor em cada cidade. Para concorrer ao prêmio, o operador deveria ter ao menos mil testes de velocidade ao longo de um ano e registro de testes nos últimos três meses do ano. Em cada região concorrida pelo provedor (nível nacional, estadual e cidades), ele deveria representar, no mínimo, 3% dos testes locais.
Na categoria de “Melhor Velocidade”, foi dado um peso de 90% para o download e 10% para o upload. O download pesou mais por representar melhor a experiência dos consumidores com a internet no dia a dia.
Para chegar ao cálculo do valor de download e upload, foi utilizada uma fórmula estatística para que os resultados ficassem mais precisos. Utilizou-se uma distribuição normal na qual os valores do percentil 10, percentil 50 (também conhecido como mediana) e percentil 90, foram combinados em uma média ponderada usando uma proporção de 1:2:1,respectivamente.
Maior Satisfação: Ao utilizar o site Minha Conexão para conferir a velocidade de sua internet, é possível dar uma nota de satisfação de 0 a 5 após o teste. Sendo assim, a participação nesta categoria levou em conta provedores com pelo menos 30 avaliações na cidade ou estado, além de 3% da amostra de avaliações da região em que estivesse concorrendo.
Para evitar possíveis erros de avaliação e supondo que um mesmo usuário poderia mudar sua nota ao longo do tempo, foi considerada a média das notas de avaliação por endereço eletrônico (avaliação feita por IPs diferentes) na cidade em que o provedor foi avaliado.
Melhor Provedor: Avaliação feita a partir da soma dos resultados nas categorias de velocidade e satisfação de cada provedor, considerando seu enquadramento em todos os critérios analisados.
Acesse mais detalhes da metodologia completa do prêmio no site.
Sobre o Melhor Plano
Fundado em 2015, o Melhor Plano é uma plataforma especializada na comparação imparcial e transparente de planos de telefonia e internet no Brasil. O site, que faz parte do grupo Méliuz (CASH3), ajuda os consumidores a tomarem decisões mais assertivas por meio de comparadores individuais e para famílias de serviços do tipo controle e pós-pago. Suas ferramentas também abrangem planos de internet banda larga, tv por assinatura, fixo, combos e serviços financeiros. Até o momento, estima-se que mais de 30 milhões de pessoas foram impactadas pela marca.