Itaú Unibanco simplifica abertura de conta e inova com serviço via WhatsApp

O Itaú Unibanco é o primeiro banco do Brasil a oferecer o serviço de abertura de conta corrente para seus clientes via WhatsApp – parte de um movimento de modernização e desburocratização do fluxo de abertura novas contas, mantendo a segurança que é marca do banco. A novidade está disponível inicialmente em fase piloto para parte dos servidores públicos do governo de Minas Gerais – o Itaú é o novo responsável pela folha de pagamento do governo estadual – e deve ser expandida para os demais clientes.

O processo é bastante simples e fluido – em alguns cliques e poucos minutos a nova conta já está disponível para uso. Toda a jornada é realizada dentro do WhatsApp, inclusive com a customização de produtos e serviços incluídos na conta, oferecendo mais um canal para que o cliente inicie seu relacionamento com o banco de qualquer lugar, sem a necessidade de ir até uma agência física, valorizando o seu tempo.

“Com o objetivo de levar cada vez mais comodidade às vidas dos clientes desde o momento em que iniciamos o relacionamento com cada um deles, evoluímos nossa funcionalidade de atendimento pelo WhatsApp para tornar o processo de abertura de contas mais rápido para quem deseja fazer o procedimento de forma digital. Desta forma, os clientes ganham uma nova possibilidade para abrir a conta sem sair de casa, algo também já disponível pelo site do Itaú, garantindo a segurança de sempre em nossas operações. A novidade complementa ainda o atendimento na rede de agências, que segue oferecendo suporte próximo para pessoas que não possuem familiaridade com o ambiente digital ou que optem por realizar o procedimento presencialmente”, afirma Flavio Iglesias, diretor de Produtos PF do Itaú Unibanco.

A inovação se junta aos esforços do Itaú para ampliar a digitalização de sua operação – em 2021, 60% dos novos correntistas iniciaram seu relacionamento com o banco via canais digitais. Uma solução que reforça o esforço do banco em oferecer diferentes formas de atendimento, mantendo a opção presencial, conforme o desejo e perfil de cada um. A jornada faz parte do projeto de Transformação do Varejo – ou iVarejo 2030 – que tem como objetivo tornar a operação mais simples, eficiente e integrada entre os canais físicos e digitais para garantir comodidade e liberdade de escolha aos clientes.

Com a expansão da funcionalidade, a ideia é que os futuros correntistas possam enviar diretamente uma mensagem solicitando abertura de conta para o WhatsApp do Itaú. Em 2021, quase 5,8 milhões de clientes do banco utilizaram a plataforma como canal de atendimento, totalizando mais de 12,6 milhões de conversas, contemplando diversas funcionalidades, como consulta de saldo, de limite de cartão, envio da 2ª via de faturas de cartão de crédito e do boleto de financiamento imobiliário, renegociação, além de outras.

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