Trabalhadores com idade acima dos 50 anos têm mais dificuldade de ocupar uma vaga no mercado de trabalho. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelam recuo na contratação de profissionais entre 50 e 65 anos nos últimos anos, representando queda de 30% abaixo da média dos últimos sete anos em contratações no mercado formal. A pandemia e o agravamento da crise econômica no Brasil são fatores que favoreceram esta retração.

Diante desse cenário, algumas empresas já começam a apontar seu olhar para este público, com maior qualificação profissional e experiência, e criam programas exclusivos para contratação de mão de obra na faixa etária acima dos 50 anos. Iniciativas que mostram o início de uma mudança de perspectiva em relação a esses trabalhadores.

Um dos exemplos de apoio à reinserção de profissionais mais experientes no mercado é a Daten, empresa de tecnologia e fabricante de computadores. A companhia desenvolveu o programa ”Melhor Emprego”, que só em 2021 contratou 27 profissionais na faixa etária de 50 a 65 anos.

Segundo o diretor industrial da Daten, Silvio Comim, em 2022 a perspectiva é inserir novos profissionais ao programa. “Atualmente temos cerca de 13% do nosso quadro de contratados ocupados por pessoas do programa Melhor Emprego e o nosso objetivo é manter esse percentual em torno de 15 a 20%”, projeta o diretor.

RESULTADOS

A implementação do programa traz um saldo positivo não só para o contratado, que está em busca de uma oportunidade de realocação no mercado de trabalho, mas também para a empresa. De acordo com a gestão da Daten, já é possível extrair bons resultados do programa, a organização avalia que os profissionais com mais de 50 anos se mostram mais responsáveis e dedicados ao trabalho, seja por possuírem mais experiência na função ou por apresentar maturidade emocional e resiliência para lidar com situações de conflitos.

Um dos contratados pelo programa Melhor Emprego foi Antônio Geraldo da Silva, 57. O profissional conta que há cinco anos buscava recolocação no mercado de trabalho formal para seguir seu plano de ter uma aposentadoria confortável, e, agora com o emprego consegue visualizar essa possibilidade. “Para essa turma que já está com a idade acima de cinquenta não está fácil. Então, quando surge uma oportunidade dessa é uma benção na verdade.” acrescenta Antônio Geraldo.

Os profissionais contratados passam por avaliação psicológica e física e são alocados em setores em que possam desempenhar suas funções, a partir das suas competências profissionais. Uma forma de valorizar a experiência dos trabalhadores. “Iniciamos o programa sem discriminação ou indicação de função. Os profissionais são alocados de acordo com suas habilidades”. explica o diretor Silvio Comim.

SOBRE A DATEN

A Daten é referência no mercado de equipamentos de informática e tem forte presença nos segmentos de governo e corporativo. A companhia possui sólidas parcerias com líderes mundiais, como Microsoft, Intel e LG, e se destaca pela presença nacional com ampla rede de suporte e assistências técnicas. Seu centro de tecnologia fica em Ilhéus (BA) e possui escritórios comerciais em São Paulo, Salvador e Recife. Recentemente a organização investiu na expansão do seu portfólio, incorporando a Nave, uma linha completa de notebooks e desktops para o segmento gamer.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 − 3 =