A novidade, por enquanto, está disponível para ser utilizada em período de testes somente nos EUA (Foto: Pexels)

O WhatsApp começou a inserir pagamentos com criptomoedas. Nessa última quarta-feira (8), a plataforma Meta (antigo Facebook), implementou um novo recurso que pretende ser um marco dentro das redes sociais. Trata-seda possibilidade de transferir criptoativos por meio da carteira digital Novi. A novidade, entretanto, está disponível para ser utilizada em período de testes somente nos EUA. Assim, não há previsão de ser estendida para outros países até o momento.

De acordo com o InfoMoney, a ferramenta permite que alguns usuários norte-americanos possam negociar a stablecoin USDP, da Paxos. O processo ocorre a partir de  funcionalidades ofertadas pelo próprio aplicativo em sua versão nativa, da mesma forma que é possível adicionar fotos, vídeos e arquivos de áudio ao sistema.

Inicialmente, esse método de carteira digital foi implantado na Guatemala. O intuito é testar o desempenho do sistema como um todo. De acordo com o executivo da Novi, StephaneKasriel, a criptomoeda utilizada para transações no WhatsApp tem uma garantia maior de estabilidade com relação ao dólar norte-americano. Isto tendo em vista que ela é convertida em USDP (Pax Dollar), moeda emitida Paxos Trust Company, instituição financeira regulamentada.

Ainda de acordo com ele, o USDP foi projetado para ter um valor estável em relação ao dólar americano.Isto significa que cada unidade monetária equivale a um dólar. “Ainda estamos em um estágio muito inicial na jornada piloto da Novi, então tomamos a decisão de testar esse novo ponto de entrada em um país, para começar, e buscaremos expandi-lo, assim que ouvirmos das pessoas o que elas acharam dessa nova experiência”, afirmou Stephane.

Processo do WhatsApp para pagamentos com criptomoedas

Para efetuar pagamentos no aplicativo, o usuário precisa ir exatamente ao mesmo local no qual adiciona um “anexo”. No Android, ele pode ser acessado por meio do ícone de clipe de papel.E no iOS, o local é marcado por um sinal de adição. Lá basta selecionar a opção “Pagamentos”. Na sequência, você seleciona o valor e realiza a transferência.

De acordo com a Novi, não existem taxas estabelecidas de envio nem recebimento, nem um limite para quantidade de operações que podem ser feitas por dia. Além disso, não deve existir cobrança de valores de manutenção ou saques para conta bancária.

Pressão regulatória para implantação do sistema

A empresa proprietária do WhatsApp, mudou recentemente de nome de Facebook para Meta. Isso ocorre por conta da pressão regulatória para a implantação dos sistemas de moeda digital. Além disso, também renomeou a sua stablecoin de Libra para Diem.

Isso ocorre porque existe um movimento recente no qual grandes corretoras reforçam as restrições para as negociações que envolvem criptomoedas, devido ao uso constante desse ativo em lavagem de dinheiro e ataques de ramsomware.

O que é a stablecoin?

Stablecoin é um ativo digital que possui uma maior garantia de estabilidade com relação às criptomoedas.O fato é algo essencial considerando a volatilidade do mercado.

Dessa forma, são pareadas em algum ativo estável ou cesta de ativos, o que permite controlar a instabilidade. Além de poder ser vinculada a uma criptomoeda, a stablecoin também pode ser atrelada a uma moeda fiduciária, a metais preciosos, como ouro e prata, ou a commodities, como o petróleo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

seis − um =