Previsão é que chova 30% a mais do esperado para o Verão em Salvador

Com a chegada de uma nova frente fria, há possibilidade de chuvas intensas (Foto: Jefferson Peixoto/Secom)

A possibilidade é que chova em Salvador 30% a mais do que o esperado ao longo do verão 2021/2022 que se inicia às 12h59 desta terça-feira (21) e se estende até às 12h33 do dia 20 de março de 2022. O meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), Giuliano Carlos do Nascimento, informa que a estação será marcada pelos impactos do fenômeno La Niña e por temperaturas altas, com chuvas intensas ao longo do trimestre.

Apesar do La Niña ocorrer do outro lado da América do Sul, o fenômeno, que atuará com 80% de sua intensidade até enfraquecer no final de março, tem reflexo na circulação de ventos e na pressão do ar registrada no Brasil.

As normais climatológicas, que mede os parâmetros meteorológicos, mostram que, para o período na capital baiana são de 82,5mm de chuvas em janeiro, 107,2mm em fevereiro e 156,8mm para março totalizando 346,5mm para o trimestre janeiro-março. Em 2020, choveu 412,6 mm ao longo do Verão, 19% acima da normal climatológica (346,5mm).

Os parâmetros computam informações em um período de 30 anos consecutivos, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). No caso de Salvador, este padrão é determinado por medições realizadas nos últimos 30 anos pelo pluviômetro de Ondina, então o único existente na cidade.

Ainda segundo o meteorologista da Codesal, outros sistemas poderão ocasionar maiores índices pluviométricos, a exemplo de frentes frias, Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis/VCAN (área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície), Zona de Convergência do Atlântico Sul/ZCAS (sistema meteorológico do verão, responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa) e cavados (região na atmosfera onde ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica).

Previsão de chuvas intensas

Com a chegada de uma nova frente fria, há possibilidade de chuvas intensas na capital baiana. Entre terça (21) e quarta-feira (22), a previsão é de céu nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas. Não se descarta a possibilidade de eventos significativos. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

Na quinta-feira (23), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas a qualquer hora do dia. A partir da sexta-feira (24) até o domingo (26), o tempo fechado volta a se intensificar, aumentando as chances de chuvas fracas a moderadas, acompanhadas por trovoadas.

A Codesal integra a categoria de serviços essenciais do município e permanece de plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências também podem ser acompanhadas em tempo real através do site www.codesal.salvador.ba.gov.br.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

7 + cinco =