Por Débora Lima*

As empresas devem emergir da pandemia enfrentando modelos híbridos de trabalho. Em maior ou menor escala, a grande maioria das organizações planeja manter as atividades remotas. Para dar uma ideia do cenário que nos espera, um recente levantamento realizado pela KPMG no Brasil indica que 85% das companhias pretendem mesclar o home office com as atividades presenciais.

Mesmo com o avanço da vacinação, apenas 15% dos entrevistados não planeja manter o trabalho virtual. O número é ainda maior quando falamos do setor de TI: um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revela que 100% das empresas planejam manter colaboradores no modelo de teletrabalho, quase 10% delas em sua totalidade.

O novo cenário que se desenha traz à tona uma série de discussões legais, trabalhistas, culturais e até de estratégias e processos de negócio. Nada é certo ou está definido. Uma das poucas certezas que temos para o pós-pandemia é justamente que não existirá mais um padrão a ser seguido: o foco, mais do que nunca, estará nas pessoas e em garantir que elas se sintam bem e consigam ser produtivas de onde quer que desejem trabalhar. Até porque hoje elas estão espalhadas Brasil afora.

O Digital Workplace ou Work Anywhere, como vem sendo chamado, prevê que os colaboradores trabalhem e produzam de qualquer lugar, inclusive do escritório. A pandemia veio expor exatamente a capacidade de adaptação de pessoas e empresas, com novas formas de trabalho se mostrando extremamente eficientes e cadeias operacionais totalmente reorganizadas.

Mas se de um lado vimos trabalhadores afirmar ter alcançado o melhor balanço entre as vidas profissional e pessoal, de outro temos aqueles que sentem a necessidade – emocional ou operacional – de estar em unidades físicas de trabalho presencial, cercado de colegas e sob uma infraestrutura que lhes assegure a produtividade.

Muitos acreditam que o maior desafio do ‘Anywhere’ é manter, sustentar e promover a cultura organizacional, as relações humanizadas e o cuidado com o indivíduo que chamamos de colaboradores. E, sim, é uma preocupação legítima e pertinente. Na Solutis, estamos atentos a esses aspectos e acreditamos que os encontros presenciais vão se tornar experiências de interação, oportunidades de momentos mais lúdicos e dinâmicos. Sempre teremos também espaço para aqueles que precisam das instalação de trabalho, bem como também teremos demandas de clientes para times presenciais. O mais importante é manter os benefícios que o Anywhere traz, democratizando a informação, flexibilizando as oportunidades de interação e abrangência corporativa. A pandemia nos fez adotar uma série de mecanismos que permitem a disseminação da cultura organizacional, o acompanhamento de projetos, a troca de experiências. Maior oportunidade de carreira, maior conexão com os Soluters, maior qualidade da comunicação e democratização da informação foi alguns dos ganhos.

Importantes ações foram pensadas para tornar a experiência digital de trabalho mais aderente aos valores da organização: 1. criamos o passaporte, um app que permite acesso ao universo Solutis: carreira, registro de interesses, conexão com comunidades de conhecimentos. 2. Trabalhamos incansavelmente na liderança mais humanizada e atenta à jornada dos Soluters e feedbacks. 3. Dinamizamos o onboarding semanal para acolhimento dos novos integrantes de time, com presença de diretores e do presidente. 4. Criamos eventos semanais e mensais de aproximação com gestores, times e espaços de interação entre todos os Soluters e o CEO. 5. Adotamos campanhas semanais sobre as principais mensagens e sensibilização de temas relevantes. 6. Promovemos acompanhamento semanal da satisfação dos times, com o Mood Solutis. 7. Abrimos espaço para troca de experiências semanais, com informação sobre qualquer tema de interesse dos Soluters, aberto para quem quiser compartilhar e colaborar. Assim, garantimos a comunicação e as ações de engajamento necessárias para manter vivos os nossos valores de ESSÊNCIA, voltado para pessoas, para o diálogo, diversidade e transparência; valores de ATITUDE, voltado para encorajar o protagonismo, a busca por ser mais e melhor, além da entrega com resultado e diferenciação; e por fim, dos nossos valores de INSPIRAÇÃO, que motiva o aprendizado, a colaboração e o compartilhamento de conhecimento, bem como estimula o perfil questionador e que provoca a transformação que acredita. Nessas interações, temos a oportunidade de compartilhar, dar visibilidade e encorajar a melhor versão de nós mesmos e de viver nosso propósito: impactar pessoas, clientes e sociedade, sempre apaixonados por tecnologia.

Todas as empresas de tecnologia e boa parte de outros segmentos entenderam que os grandes talentos estão por toda parte, espalhados pelos quatro cantos do Brasil – e mesmo fora do País. As equipes se tornaram ainda mais dispersas geograficamente. Na Solutis, aceleramos a jornada digital dos clientes, com mais de 800 colaboradores distribuídos por 18 diferentes Estados brasileiros.

O grande desafio agora é manter o foco nas pessoas, no desenvolvimento de suas carreiras. É entender a melhor maneira de falar com todas elas, manter a capacidade de escuta que sempre tivemos – e que desenvolvemos ainda mais, digitalmente, nos últimos 18 meses –, disseminar a cultura e valores.

Felizmente, parece que estamos nos aproximando da era pós-Covid, e é preciso estarmos dispostos para repensar o futuro e tudo o que ele implicará. Uma coisa é certa: quando cuidamos de nossos talentos, onde quer que eles estejam, entregas sensacionais acontecem.


*Débora Lima é CMO da Solutis

Sobre a Solutis  – A Solutis é o Tech Partner que sustenta a jornada digital dos seus clientes. Com uma abordagem ágil e baseada em pessoas, une Tecnologia e Negócio, utilizando abordagem Agile DevOps, implantando produtos e canais digitais, integrando a plataforma Salesforce, migrando serviços para Cloud, implementando Automação e RPA, além de serviços de Suporte e Monitoramento digital.  A Solutis conta com um time de mais de 850 Soluters no Brasil, atuando a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Conectada aos ecossistemas de inovação integra Startups às arquiteturas de aplicações, construindo jornadas simples e no menor tempo para empresas do Setor Financeiro, Varejo e Bens de Consumo, Telecom e Mídia, Setor Público e Utilities. https://solutis.com.br/.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

9 + 4 =