Confira opções de lazer para o feriado desta quarta em Salvador

Cidade da Música da Bahia é mais uma opção para incluir no roteiro cultural da capital (Foto: Jefferson Peixoto/Secom)

O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta quarta-feira (8), pode ser uma oportunidade para que os soteropolitanos desfrutem de uma programação cultural diversificada na cidade. Alguns dos espaços culturais, por exemplo, possuem gratuidade neste dia, dedicado à padroeira da Bahia, o que pode ser um incentivo a mais para redescobrir Salvador.

O Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, situado no Forte Santa Maria, na Barra, é uma das alternativas para curtir Salvador no feriado e conta com um acervo em homenagem ao fotografo que dá nome ao espaço e à fotografia baiana. Lá estão reunidas aproximadamente 5 mil fotografias do artista.

A poucos metros do local é possível visitar também o Espaço Carybé das Artes, situado no Forte de São Diogo, e que é um local interativo e de referência da vida e obra do artista. No espaço a obra de Carybe é apresentada com recursos de realidade virtual. Tanto o espaço Pierre Verger quanto o Carybé das Artes possuem visitação gratuita às quartas-feiras e funcionam das 10h às 18h.

A trajetória de vida de um grande casal da literatura pode ser conferida na Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, na Rua Alagoinhas, 33. Com um perfil interativo, a casa apresenta uma série de projeções e vídeos, além de objetos pessoais e correspondências trocadas com Jorge Amado e Zélia Gattai, que transmitem um pouco da trajetória dos escritores. O local funciona das 10h às 18h (entrada até 17h), e a entrada é gratuita às quartas-feiras.

A Casa do Carnaval, situada na Praça Ramos de Queirós, s/n, Pelourinho, é outra opção que, além de trazer informações culturais, coloca o público para dançar sucessos que fazem parte da história da festa. O equipamento cultural dedicado à maior festa popular do planeta funciona das 10h às 18h, com entrada gratuita as quartas-feiras. A lotação máxima é de 77 visitantes e foram adotados todos os protocolos de enfrentamento à Covid-19, para que a visita seja feita de forma segura.

Inaugurada este ano pela Prefeitura, a Cidade da Música da Bahia é mais uma opção para incluir no roteiro cultural no centro antigo da capital. Voltada para a música e ritmos baianos, a estrutura, localizada no Comércio, dispõe sobre a história da música e dos artistas baianos. O equipamento, é dividido em três níveis e conta com telas interativas, associando os bairros de Salvador aos ritmos musicais e diversos outros recursos.

O equipamento também funciona das 10h às 18h e os ingressos variam entre R$20 (inteira) a R$10 (meia), para residentes de Salvador, estudantes e idosos. Para visitar este espaço é preciso efetuar agendamento através do site www.cidadedamusicadabahia.com.br.

Parques

Quem deseja atividades ao ar livre pode ir ao Parque Municipal Joventino Silva, mais conhecido como Parque da Cidade, no bairro do Itaigara. O local possui espaços diferenciados, garantindo diversão e aventuras para a meninada e um momento de comunhão com a natureza para toda a família. O equipamento funciona das 5h às 22h.

Alternativa para quem curte a brisa do mar e prática de esportes radicais, o Parque dos Ventos oferece um vasto espaço à beira-mar, totalmente gratuito e com diversos equipamentos para quem curte skate, ciclismo, escalada e rapel, além de ser um ótimo espaço de lazer para toda a família. O equipamento funciona das 5h às 22h.

Um oásis localizado no seio de uma das regiões mais movimentadas da cidade, a Lagoa dos Dinossauros, no Stiep, é uma ótima opção para apresentar o fantástico mundo jurássico aos pequenos. O espaço é aberto ao público, das 8h às 17h, com agendamento prévio através do site lagoadosdinossauros.salvador.ba.gov.br.

Também situada no Stiep, a Lagoa dos Pássaros permite ótimos momentos de lazer e diversão para toda a família. Um local propício para passeios e piqueniques, o espaço funciona das 5h às 19h, e fica localizado na Travessa Arnaldo Lopes da Silva.

Natal

Já que a capital baiana está em clima natalino, duas opções divertidas são as Vilas de Natal, montadas pela Prefeitura no Campo Grande e em Periperi (Praça da Revolução). Coordenados pela Diretoria de Iluminação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), os espaços têm entrada gratuita e trazem o tema Luz pra Recomeçar.

No Campo Grande, a Vila de Natal é iluminada por 7 milhões de lâmpadas sustentáveis de LED. Dentre os atrativos estão a catedral composta por vitrais, Casa do Papai Noel, presépio gigante, túnel luminoso e árvore de Natal. O espaço também possui elementos de acessibilidade, com apresentação das atrações em braile, três cadeiras de rodas para pessoas com dificuldade de locomoção e colaboradores da Prefeitura para orientações durante a visitação.

Para conhecer o espaço é preciso realizar agendamento através do site www.natal.salvador.ba.gov.br. A visitação dura 50 minutos e a entrada também é gratuita. Pessoas com deficiência não precisam de agendamento e têm direito a dois acompanhantes.

Crianças com menos de 12 anos também não precisam de cadastro. Há sessões disponíveis para visitação às 18h, 19h, 20h e 21h. Além do uso da máscara, é obrigatória a apresentação, pelas pessoas acima de 18 anos, do comprovante de vacinação com as duas doses ou dose única contra a Covid-19.

Já em Periperi, não é necessário fazer agendamento para ter acesso à Casa do Papai Noel, presépio, e árvore luminosa, dentre outros itens. No entanto, é obrigatório o uso da máscara e, no caso dos maiores de 18 anos, também é necessária a comprovação da vacinação contra o coronavírus.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

um × quatro =