A Veracel Celulose, indústria que atua na Costa do Descobrimento, na Bahia, realizará a sua parada geral (PG) no período de 24 de novembro a 4 dezembro/21. A PG, uma ação periódica para a manutenção preventiva de todos os equipamentos, está sendo realizada em alinhamento com as autoridades competentes, seguindo todas as orientações, as regulamentações e os prazos previstos, além de replicar as medidas de prevenção contra a covid-19 realizadas na parada de 2020 que, mesmo realizada em um momento agudo da pandemia, não registrou nenhum caso de contaminação por conta do evento da empresa. A parada de 2021 irá contar com quase 2.600 funcionários temporários, sendo cerca de 570 pessoas da região.

A parada geral tem como foco a segurança dos processos produtivos industriais e, principalmente, das pessoas. A ação tem importante efeito positivo sobre a atividade econômica no território, principalmente nos setores de alimentação, hospedagem e transporte. Para a atividade, haverá a participação trabalhadores temporários, que, durante o período da PG, atuam na sede da empresa, localizada no município de Eunápolis (BA). Para a realização da parada, a Veracel e as empresas parceiras envolvidas nesse processo priorizaram a contratação de mão de obra local, trazendo uma oportunidade de geração de empregos para a região. Neste ano, a maioria dos contratados locais são residentes das cidades de Belmonte, Itapebi e Itagimirim, localizadas no Sul da Bahia.

Este é o segundo ano em que a parada geral da Veracel é realizada no contexto da pandemia e, a partir do sucesso da parada em 2020, a Veracel irá manter um protocolo de segurança e prevenção contra o contágio bem estabelecidos. No planejamento da PG 2021, a Veracel deu continuidade a todas as ações preventivas que vem realizando no dia a dia de suas operações e que tiveram resultados já medidos positivamente na parada de manutenção de 2020, realizada antes do início do cronograma de vacinação no Brasil.

“A parada geral de 2020, realizada com sucesso mesmo com todos os desafios do cenário da pandemia global da Covid-19, apresentou resultados superiores em relação às edições anteriores sob diferentes aspectos, caracterizando-se como uma das melhores paradas já realizadas pela empresa, além de ter injetado R$44,5 milhões na economia do Estado da Bahia”, afirma Ari Medeiros, diretor Industrial da Veracel. “Neste ano, nossa expectativa é superar os resultados de 2020”, completa o executivo.

Manutenção do turbogerador

Entre os equipamentos que passarão por uma revisão completa de manutenção está o turbogerador da fábrica, responsável pela geração de energia da empresa. A manutenção do equipamento foi iniciada em 3/11, 21 dias antes do início da parada geral em razão de sua alta complexidade e em conformidade com as recomendações de seu fabricante.

Atualmente, o turbogerador instalado na Veracel Celulose possui capacidade nominal de Geração de Potência Ativa de 126,7 MW. A fábrica da empresa consome 70MW na produção de celulose e 30 MW abastece a empresa Nouryon, que fornece químicos para a Veracel e está instalada na mesma planta. Somente em 2020, a Veracel produziu aproximadamente 920.000 MWh/ano de energia, sendo que 604.000 MWh/ano foram para consumo próprio e 89.400 MWh/ano’ foram exportados para o sistema interligado nacional de energia, um total que equivale ao consumo de 178.800 habitantes.

Para a parada de manutenção, necessária para garantir a confiabilidade operacional e performance deste equipamento, esse fornecimento de energia será temporariamente interrompido. A manutenção do equipamento é necessária para detectar falhas ou anormalidades em seus primeiros estágios, de forma a garantir a continuidade das operações da companhia e resguardar a segurança de suas pessoas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

um − 1 =