Participaram da inauguração prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades (Foto: Aline Araújo/Fieb)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Bahia) inaugurou nesta sexta-feira (15) sua mais nova unidade no estado, o Centro de Formação Profissional Nilo Coelho, no município de Guanambi, no sudoeste do estado. Participaram da inauguração prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades, a exemplo da Associação de Indústrias Guanambiense e do Consórcio do Alto Sertão.

O presidente da Fieb, Ricardo Alban, foi representado na solenidade pelo conselheiro da Federação, Adalberto de Souza Coelho, que também fez a saudação ao homenageado, reconhecendo sua contribuição para a Bahia e o desenvolvimento econômico de Guanambi.

Ele também destacou a importância do Sistema S para o país e lembrou que ele é financiado pelas empresas, sem uso do dinheiro público. Adalberto Coelho destacou que são 800 unidades do Senai no país e 2 milhões de alunos matriculados em todo o país. “Temos a consciência que estamos preparando o futuro para a indústria”, frisou.

O prefeito Nilo Coelho observou em seu discurso o simbolismo da chegada do Senai a Guanambi. “Quando vejo o Senai se implantar na minha terra, não pela homenagem que me presta, mas pelo futuro que desponta, eu sinto-me mais forte ainda. Vamos juntos continuar a luta por uma sociedade melhor, pelo progresso, pelo desenvolvimento, pelo amanhã”, declarou.

INTERIORIZAÇÃO

Com a inauguração da Unidade de Guanambi, o Senai totaliza 22 unidades na Bahia, 18 delas no interior. “A ideia de estar presente nos municípios é aproximar cada vez mais os serviços do Sistema Indústria dos empresários e uma oportunidade de fazer a conexão entre Sistema S, empresários e comunidade”, ressaltou o diretor-geral do Senai Bahia, Rodrigo Vasconcelos.

Ele destacou o diferencial do Senai e sua capacidade de se adequar à indústria, trazendo equipamentos e laboratórios modelados de acordo com a necessidade de formação local.

O diretor do Senai também citou a importância da parceria com a Prefeitura de Guanambi, que permitirá formar quase 500 alunos em 12 diferentes cursos. E destacou o programa de capacitação de 25 alunos em quatro diferentes cursos para formar eletricistas de rede, que serão absorvidos por uma subsidiária da Coelba que atua no município. “Por isto, é importante o Senai em conexão com empresários e órgãos públicos para viabilizar projetos em benefício das comunidades”, arrematou.

INFRAESTRUTURA

A Unidade Nilo Coelho, localizada na Rua Profa. Nilza Cardoso, já está em funcionamento e tem capacidade para receber cerca de 200 alunos por turno. Erguido em um terreno cedido pela prefeitura de Guanambi, o empreendimento de 642 m² de área construída recebeu investimentos da ordem de R$ 2 milhões. O prédio conta com quatro salas de aula, um laboratório de informática, um galpão de aulas práticas e uma biblioteca.

No local, estão sendo oferecidos cursos profissionalizantes de diferentes níveis (iniciação, qualificação e jovem aprendiz para a indústria), tanto para a comunidade, como empresas e prefeituras. A unidade tem cursos nas áreas de Alimentos, Automação Industrial, Manutenção, Segurança e Vestuário e Calçados.

De acordo com o diretor do Senai Bahia, Rodrigo Vasconcelos, a inauguração da unidade em Guanambi representa mais uma importante ação do Sistema Fieb voltada ao seu plano de interiorização e direcionada ao apoio às micro, pequenas e médias empresas da região.

Guanambi é o município com maior número de empresas industriais do Território de Identidade Sertão Produtivo, que reúne 19 cidades, entre as quais Brumado e Caetité. A produção industrial da região tem como segmentos principais produtos minerais, metálicos e alimentícios, além de vestuário.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

15 + 13 =