O Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil, anuncia seu plano de expansão para os estados do Rio de Janeiro e Bahia. Até o fim deste ano, a marca projeta um crescimento de 35% e da 100% em novas franquias, respectivamente, entre unidades comercializadas e inauguradas.

“Rio de Janeiro e Bahia são dois estados com forte atuação no franchising. Em ambos, temos ótimos cases de franqueados Mercadão dos Óculos, que não tinham nenhuma experiência anterior no ramo”, comenta Gustavo Freitas, CEO da rede.

É o caso de Vitor Leite, franqueado das unidades de Eunápolis (BA) e Teixeira de Freitas (BA). Antes de adquirir as unidades do Mercadão dos Óculos, ele trabalhava com inspeção de equipamentos, função pela qual exerceu durante três anos em uma grande empresa de engenharia e construção civil.

A guinada profissional aconteceu em 2018, quando o franqueado decidiu empreender pela primeira vez, abrindo uma loja de roupas na cidade de Camaçari (ES). O negócio cresceu e quando estava quase decidido de abrir a segunda loja, conheceu o Mercadão dos Óculos por meio de uma propaganda na internet. Se interessou e foi atrás de outras informações. E foi assim, no meio de uma pandemia, que em janeiro de 2021 Leite abriu sua primeira unidade da rede, em Eunápolis. Medo? Que nada.

“Foi sucesso logo no primeiro mês. Eu percebi que o esforço para gerar rentabilidade com a ótica era menor do que com a loja de roupas”, diz. Os resultados levaram Leite a comprar, no mês seguinte à inauguração, a segunda unidade, em Teixeira de Freitas.

“A franquia se tornou referência na cidade e, mesmo com a pandemia, alcançamos um faturamento mensal acima dos três dígitos”, destaca. Agora, o franqueado já pensa em outras unidades. “Até o final de 2022 pretendemos alcançar quatro franquias”, finaliza.

Tecnologia de ponta

As novas unidades, assim como as outras, irão utilizar a tecnologia Microvix Vision, sistema criado pela Linx em parceria com a VisioLens, que traz para o franqueado um novo jeito de vender e administrar a loja.

“O atendente faz a venda, desde as medidas para a armação até a apresentação dos produtos, por um tablet. Em tempo real, o dispositivo mostra os efeitos de diferentes tipos de lentes, basta apontar a câmera para qualquer lugar e ver o resultado”, explica Fábio Nadruz, diretor de operações do Mercadão dos Óculos.

Freitas completa. “Como todo o processo da venda é realizado pelo tablet, isso gera uma base de informações para o franqueado, que tem à sua disposição um dashboard com dados que o ajudam a tomar decisões administrativas mais assertivas”.

De março de 2020 (quando se iniciou o uso dessa tecnologia), até março deste ano, o Mercadão dos Óculos aumentou o faturamento em 15% e o ticket médio em 30%. “Assim serão as óticas do futuro e estamos na vanguarda desse processo”, diz Freitas.

De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar continua em alta. Nos últimos 12 meses, segundo a entidade, o segmento cresceu 11,8%, o segundo maior do setor.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.

Visite a página https://mercadaodosoculos.com.br/seja-um-franqueado/ e conheça as vantagens de ser um franqueado Mercadão dos Óculos.

Sobre o Mercadão dos Óculos

O Mercadão dos Óculos é uma rede com mais de 550 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Em 2017, 2018, 2019 e 2020 recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do

Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para outras informações, acesse www.mercadaodosoculos.com.br

Ficha Técnica (cidades com até 30 mil habitantes)

Investimento: R$ 170 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Capital de Giro: R$ 12 mil
Área média para Instalação: 25m² a 45m²
Faturamento médio da unidade: R$ 30 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses

Ficha Técnica (cidades acima de 30 mil habitantes)

Investimento: a partir R$ 250 mil
Taxa de franquia: de 50 mil a 70 mil
Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Área média para Instalação: 40m² a 70m²

Tipo de negócio: Ótica

Ano de fundação: 2012
Ano de fundação do franchising: 2013
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 0
Número de unidades franqueadas: mais de 550
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio da unidade: R$ 58 mil
Lucro médio mensal: de 17% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses
Site: www.mercadaodosoculos.com.br

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