Programa irá ajudar a desenvolver a economia local de Campinas de Pirajá e bairros do entorno

O Instituto Camargo Corrêa, que há mais de 21 anos idealiza projetos de desenvolvimento socioeconômico pelo Brasil, selecionou 10 empreendedores sociais e 20 lideranças comunitárias para um novo programa de educação empreendedora. Os candidatos escolhidos são empreendedores e líderes comunitários da região do bairro Campinas de Pirajá, em Salvador, área em que a construtora Camargo Corrêa Infra executa obras de ampliação do metrô.

Desenvolvido em parceria com a Organização Social Ser e o hub de inovação Startei, o projeto ‘Caminhos de Pirajá’ tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento econômico de Campinas de Pirajá e bairros do entorno, região com forte presença de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os 30 candidatos escolhidos participam, pelos próximos seis meses, de uma série de atividades de qualificação, que irão ajudá-los a melhorar a competitividade de seus negócios e no desenvolvimento de habilidades. Para fomentar a educação empreendedora, os participantes terão contato com metodologias inovadoras e receberão curadoria de conteúdo, a partir de mentoria com especialistas de mercado, aulas on-line e presenciais, oficinas, palestras, eventos e workshops com o apoio de parceiros institucionais do Instituto Camargo Corrêa.

O programa prevê atividades semanais com os participantes selecionados. Entre os principais conteúdos programáticos que serão abordados no programa de capacitação estão autoconhecimento, cultura e identidade local, sustentabilidade, encantamento de clientes, modelo de negócios e gestão financeira, relacionamento com instituições e comunicação de alto impacto, entre outras temáticas relevantes.

Outra atividade importante da metodologia é o momento “Aprendendo e Praticando” que funcionará como um balcão de dúvidas e mentoria. Os empreendedores e as lideranças locais terão a oportunidade de resolver problemas de difícil solução ou aqueles em que nunca tiveram a oportunidade de encontrar um profissional acessível para ajudá-los, como, por exemplo, associativismo, redação técnica, design, orientação jurídica, orientação contábil, comunicação e outros.

Articulação em rede e empreendedorismo

Um dos objetivos do projeto é estimular a articulação em rede dos empreendedores e lideranças. Dessa forma, será desenvolvida uma estratégia de integração entre os diferentes participantes do projeto a partir da troca de experiências e de suporte mútuo entre os candidatos escolhidos. Também será traçado um modelo de captação de recursos que colabore para a sustentabilidade dos projetos após a finalização do ‘Caminhos de Pirajá’.

Na avaliação da diretora executiva do Instituto Camargo Corrêa Infra, Bárbara Matias Bueno de Mattos Galvão, a implantação do projeto irá dinamizar a economia local do bairro Campinas de Pirajá, desenvolvendo as potencialidades de empreendedores e lideranças.

“Vamos qualificar os empreendedores do bairro para que tenham a possibilidade de ganhar dinheiro com seu próprio negócio e para atuarem como líderes de alto impacto na comunidade. Queremos, a partir da educação empreendedora, criar não só as condições para que esses líderes possam atuar como multiplicadores em Campinas de Pirajá e em seu entorno, mas também para que, diante de seu sucesso, sirvam de estímulo e inspiração para novas lideranças e negócios produtivos e rentáveis na região”, afirma Bárbara.

Para formatar o projeto, o Instituto Camargo Corrêa Infra desenvolveu por dois meses um diagnóstico local para mapeamento da situação socioeconômica desta comunidade, identificando os principais gargalos, necessidades e potencialidades da região. No geral, foram mais de 100 empreendedores produtivos e lideranças locais que se inscreveram para participar do projeto, tendo todos passado por entrevistas e avaliação de currículo, até a escolha dos 10 negócios sociais e 20 lideranças comunitárias que mais demonstraram afinidade com o projeto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

oito + oito =