João Leão (centro) que enalteceu o potencial do estado e a importância da parceria (Foto: Divulgação)

A comitiva do Governo do Estado liderada pelo vice-governador João Leão, que cumpre agenda internacional em Portugal, realizou, nesta terça-feira (19), uma visita técnica ao empreendimento Susalva, do segmento de suinocultura intensiva, localizada na localidade de Foros de Salvaterra, região do Ribatejo, Portugal. A empresa pertence ao Grupo Euroeste, que já investe na Bahia, no município de Barra, onde iniciou um projeto agropecuário com 3 mil bois criados com auxílio de tecnologia de pivô de irrigação e pretende iniciar uma experiência em suinocultura, que incialmente contará com um pavilhão de 1,6 mil leitões.

“Aqui em Portugal, a Susalva produz uma média de 35 leitões por porca ao ano, enquanto que a média no Brasil é de 25 leitões ao ano. O nosso interesse é atingir esta alta produtividade também na Bahia”, destacou o vice-governador João Leão que enalteceu o potencial do estado e a importância da parceria com empreendimentos que possam levar ao estado a expertise que resulte em altos índices de produtividade.

Participaram do encontro com os empresários sócios do Grupo Euroeste, os portugueses Pedro Garcia de Matos e José Coimeiro, que receberam receberam “Chave do Céu”, homenagem por ajudarem na implantação da Fazenda Escola Modelo, de Barra. Além do reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Fagundes, o deputado estadual Eduardo Salles, presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e o diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Herbert Oliveira.

Ainda nesta terça-feira, desta vez em Lisboa, a comitiva irá apresentar o potencial agrícola, com foco em vitivinicultura e agroindustriais de grãos e sucroalcooleiras, oportunidades de investimentos no turismo e demais segmentos da Bahia para a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP).

Roteiro

Em Portugal, a comitiva, que visa a atração de investimentos para a Bahia, passará por diversas localidades como Lisboa, Évora, Algarve, Alentejo e Torres Novas onde conhecerá de perto o processo de produção de vinhos e embutidos e se reunirá com ministros do país lusitano. Na França, além da participação no Salon du Chocolat, em Paris, a comitiva irá visitar a região de Champagne, onde também encontrará produtores locais de vinho para rodadas de negócios.  Ao longo das visitas serão apresentadas aos empresários locais as oportunidades de investimentos na Bahia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × dois =