Com alta de 151,2%, serviços turísticos na Bahia têm o maior crescimento do país

As atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia seguiram crescendo em agosto (Foto: Jefferson Peixoto/Secom)

As atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia seguiram crescendo (1,4%) frente ao mês anterior (com ajuste sazonal). Foi a quarta alta consecutiva para o indicador. Nessa comparação, apesar do crescimento, o resultado baiano ficou abaixo do registrado no país como um todo (4,6%), tendo apenas o 8º melhor índice entre os 12 estados onde o agregado de turismo é pesquisado separadamente. Os melhores resultados ficaram em Goiás (8,8%), Paraná (5,4%) e Ceará (5,1%). Os dados são do IBGE.

No confronto com o mesmo mês do ano anterior, os serviços ligados ao turismo na Bahia tiveram mais um grande crescimento. Mais uma vez, o estado apresentou o maior aumento do país no índice (151,2%), sendo este o 4º maior resultado da Bahia na série histórica, iniciada em 2012. O forte avanço se deu frente a uma queda de -59,6%, registrada em agosto de 2020, frente ao mesmo mês de 2019.

Nesse confronto, todos os 12 estados apresentaram crescimentos significativos no volume das atividades turísticas, e o Brasil como um todo teve alta de 53,8%.

De janeiro a agosto de 2021, os serviços ligados ao turismo na Bahia também apresentaram o maior crescimento do país (42,9%). Em um resultado bem superior ao do país como um todo (17,7%).

Além disso, no acumulado nos 12 meses encerrados em agosto, os serviços turísticos baianos voltaram a apresentar crescimento (9,7%). Este é o 2º melhor resultado do país, inferior apenas ao de Goiás (15,3%). Além desses dois estados, apenas Pernambuco (7,1%) e Espírito Santo (0,8%) apresentam variação positiva no indicador. No país como um todo, o resultado é de queda (-5,7%).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

16 − um =