AChlorum Solutions, empresa especializada na produção de cloro álcalis, vai investir R$ 84 milhões na instalação de uma unidade industrial destinada à fabricação de ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e hidróxido de sódio – soda cáustica, no município baiano de São Sebastião do Passé. Com previsão de gerar 45 empregos, entre diretos e indiretos, a empresa terá a capacidade de produção estimada em 20 toneladas por dia.

Os produtos produzidos pela unidade substituirão produtos importados de outros estados e reduzirá significativamente o transporte destes produtos, provendo uma redução nas emissões de carbono da cadeia além de redução de custos para as industrias locais. A Chlorum utiliza energia renovável em sua produção e é uma empresa carbono neutro desde 2020.

“São Sebastião do Passé é uma escolha estratégica para a Chlorum Solutions. A proximidade com uma região muito industrializada, em especial no polo de Camaçari, traz uma oportunidade ímpar para nossos negócios”, afirma Alfredo Kerzner, CEO da Chlorum Solutions. “E a nossa chegada deve estimular investimentos de outras empresas consumidoras de cloro álcalis também, além de possibilitar mais competitividade às já instaladas por ali”, acrescenta.

A tecnologia usada pela Chlorum Solutions é completamente amigável ao meio ambiente por meio de uma tecnologia limpa, e a empresa objetiva ser uma operação de resíduo zero até 2025. A unidade não fará a compressão, armazenagem ou transporte do cloro, que seriam as etapas nas quais há mais riscos em plantas tradicionais de cloro. Nas plantas da Chlorum Solutions, o cloro produzido é imediatamente transformado em hipoclorito de sódio ou ácido clorídrico ou injetado na água nos casos das empresas de saneamento. Desta forma é garantido, por exemplo, o fornecimento de cloro em estações de tratamento de águas de alta capacidade, sem interrupções e eliminando o transporte e armazenamento do cloro liquefeito que se trata de um insumo tóxico.

“A atração de novas indústrias e o desenvolvimento dos municípios baianos são prioridades para a nossa secretaria. A implantação dessa indústria pode ocasionar uma série de mudanças, ligados principalmente a impactos sociais, tanto na geração de empregos, no crescimento da economia regional, quanto na renda local”, destaca Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Sobre a Chlorum Solutions

A Chlorum Solutions é uma empresa focada em soluções de produção de cloro álcalis através de mini plantas a serem instaladas vizinhas ou in loco a seus clientes, oferecendo segurança e vantagens logísticas. A Chlorum possui, através de suas controladas, duas plantas no Nordeste (Ceará e Maranhão), uma no Uruguai, e atualmente tem mais três unidades em implantação no Brasil.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove − 2 =