Fundado em 2008, o Grupo Omega é hoje a maior geradora brasileira de energia renovável (Foto: Paulino Neves/Divulgação)

A Omega Desenvolvimento, empresa que desenvolve e implementa os novos projetos de energia renovável da Omega Energia, vai ampliar o Complexo Assuruá, na Bahia que, atualmente, possui 353 MW em operação (de propriedade da Omega Geração) e 212MW do projeto Assuruá 4 em construção.

O novo projeto, chamado de Assuruá 5, terá inicio das obras de instalação previsto para o primeiro trimestre de 2023 e sua capacidade total instalada será de 244MW. Com esse novo ativo, a Omega Desenvolvimento completa a estruturação de 456MW em novos projetos eólicos apenas em 2021.

Para viabilizar o Assuruá 5, a empresa assinou um acordo vinculante com um fabricante de aerogeradores de primeira linha para o fornecimento das turbinas. A energia gerada neste ativo será totalmente dirigida ao mercado livre, auxiliando no processo de transição energética das empresas.

O ativo entra no portfólio para reforçar o compromisso da Omega com a sustentabilidade por meio da geração de energia limpa, barata e simples, além de valorizar as comunidades nas quais está inserida. “Essa é mais uma iniciativa que beneficiará o país como um todo, além de levar desenvolvimento econômico e social ao interior da Bahia. O suporte que temos do governo local para o sucesso deste empreendimento é fundamental. Estamos muito felizes em contribuir, mais uma vez, para o desenvolvimento da região e levar aos nossos clientes a energia mais limpa e de menor custo do Brasil”, afirma Rogério Zampronha, CEO da Omega Desenvolvimento.

A Omega tem uma história de projetos sociais muito relevantes na região do entorno do Complexo Assuruá, onde se destacam o projeto “Da Raiz ao Grão”, que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca através da reforma e substituição de equipamentos da casa de farinha do município de Gentio do Ouro; o projeto “Ecolar”, que promoveu a instalação de 193 sistemas ecológicos de tratamento de esgoto, permitindo a implantação dos quintais produtivos; e nosso terceiro Centro de Educação, localizado na sede de Gentio do Ouro, com início das aulas previstas para 2022 e capacidade de atender aproximadamente 500 alunos em diferentes cursos e projetos de educação.

Grupo Omega

Fundado em 2008, o Grupo Omega já nasceu renovável e hoje é a maior geradora brasileira de energia renovável. Detentora da primeira plataforma 100% digital de compra de energia limpa, a Omega é considerada referência em ESG no setor que atua, com projetos estruturantes na preservação do meio ambiente e de melhorias sociais e educacionais nas regiões que possui operações. Presente em sete estados brasileiros, possui uma capacidade instalada de 1.869 MW, equivalente a energia consumida por aproximadamente 3,8 milhões de residências.

A Omega tem sede em São Paulo e conta com mais de 200 co-empreendedores alocados em todo o Brasil, que são movidos pelo propósito de transformar o mundo por meio da energia limpa, barata e simples. Possui atuação em todos os submercados de energia e atua desde o desenvolvimento dos projetos, geração de energia até a comercialização, com as empresas Omega Desenvolvimento, Omega Geração e Omega Comercializadora.

Omega Desenvolvimento

A Omega Desenvolvimento é a unidade de projetos e implantação de novos ativos renováveis do Grupo Omega. Com soluções de longo prazo para clientes industriais, do agri-business e comerciais, é uma das principais parceiras das companhias para a construção de uma sociedade com energia limpa, sustentável e competitiva. Atualmente, possui projetos eólicos e solares em desenvolvimento no Nordeste do Brasil.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × 2 =