Uma das regiões mais populosas e negras da capital baiana, o bairro de Cajazeiras foi o local escolhido pelo Boticário para desenvolver o Projeto Comunidades, em que uma campanha que enaltece os talentos e a beleza da periferia foi cocriada com profissionais locais. A ação visa à promoção da autonomia e protagonismo dos jovens e acontece também nas comunidades do Alemão, Rocinha e Vidigal, no Rio de Janeiro.

Reunindo cerca de 400 mil pessoas em aproximadamente 14 bairros – quase uma cidade à parte, Cajacity, como é carinhosamente apelidada pelos moradores, conta com atividade comercial muito forte, que nutre um senso de pertencimento em quem faz questão de consumir e contribuir com a região. E o Projeto Comunidades tem enaltecido ainda mais este orgulho.

Por aqui, desde 2020, moradores e revendedores da marca na região têm suas fotos estampadas em outdoors, busdoors e pelas ruas da cidade. Além disso, todo o time que trabalhou na campanha também é de Caja: equipe de maquiagem e produtores de moda, moradores e revendedores foram mapeados e selecionados pela agência Ideia3, para o Boticário, e participaram da cocriação da campanha.

A ação continua com as revendedoras neste ano, além de contar com a produção de conteúdo para redes sociais cocriados com perfis como do jornalista e radialista Dinho Jr – nascido em Cajazeiras – e o perfil Cajazeiras da Depressão. Além disso, em cocriação com o perfil @Soteropobretano, nasceu a webserie #BotiAmaCajacity com curiosidades contadas pelos próprios moradores e revendedores cajazeirenses. Em cada episódio, um morador presenteava outro com um produto do Boticário, mostrando que é possível comprar os produtos com revendedores do bairro, estimulando, assim, o comércio local.

Outras ações sociais 

Para o Boticário, investir nas pessoas, incluindo e oportunizando melhora na qualidade de vida, é fundamental. Dessa forma, por meio do “Compre e Doe” – ação da marca, em que na compra de produtos especiais o consumidor apoia o Instituto Grupo Boticário – jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social, são beneficiados, promovendo autonomia e protagonismo, a partir da geração de emprego.

Entre os projetos apoiados na Bahia, em Camaçari há o Programa Mulheres Mil, realizado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Camaçari, em parceria com o Instituto Grupo Boticário, que capacita mulheres cisgênero e transgênero, em situação de vulnerabilidade, em cursos de beleza (manicure, maquiagem, cabelo e massoterapia). Até 2020, mais de 700 mulheres foram formadas.

No Rio de Janeiro, está o “Jovens em Transformação”, que já capacitou profissionalmente 4.200 jovens de comunidades do Rio de Janeiro, desde 2020, por meio de cursos profissionalizantes, com objetivo de geração de renda e emprego.

Ainda em 2020, foi lançado o Empreendedoras da Beleza, um Programa de capacitação e apoio para mulheres que empreendem no setor da beleza e que foram impactadas economicamente pela pandemia do COVID-19. Foram mais de 16.000 mulheres transformadas pelo programa em todo o Brasil. Devido ao grande sucesso, será lançado este mês uma nova fase do programa: formação especializada em unhas, Maquiagem e pele vendas, com o objetivo de capacitar e gerar renda para todas as mulheres que enxergam a beleza como uma oportunidade.

Revenda Boticário

Toda a campanha tem como foco fortalecer o pilar de Venda Direta nas comunidades. Para se tornar um revendedor Boticário basta acessar o site https://revenda.boticario.com.br/ e se cadastrar. Em seguida, será enviado o e-mail com seu login e senha e é só começar a espelhar beleza.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

treze − quatro =