Afinal, quais municípios da Bahia obtiveram as melhores velocidades médias de internet banda larga durante o primeiro semestre do ano? Os dez resultados de maior destaque estadual acabam de ser divulgados pelas plataformas Melhor Plano e Minha Conexão, em um ranking inédito liderado pelas cidades de Jeremoabo, Araci e Juazeiro.

Para chegar aos números, as empresas analisaram os mais de 600.000 testes realizados por usuários localizados na Bahia no inferidor de velocidade (que leva em conta aspectos como ping/latência, velocidade de download e upload) entre janeiro e junho deste ano.

Velocidade média das cidades baianas

Mesmo com boa parte dos municípios contando com médias de velocidade de internet próximas, houve uma disparidade considerável entre as três posições mais altas do ranking. Isso porque Jeremoabo (222,77 Mpbs), o primeiro lugar da lista, registrou quase o dobro da velocidade de Araci (128,51 Mpbs), identificada no segundo lugar — também quase duas vezes maior que a terceira colocada, Juazeiro (68,06 Mps).

Em contrapartida, quase não foram observadas diferenças entre os últimos lugares do Top 10, que registraram velocidades em torno dos 40 Mpbs. O trio é formado por Capim Grosso (44,54 Mpbs), Riachão do Jacuípe (43,47 Mpbs) e Camaçari (43,42 Mpbs).

“Um dos pontos interessantes do ranking está na ausência da capital do estado, já que Salvador não fez parte da lista dos dez melhores”, diz  Pedro Israel, co-fundador do Melhor Plano. “A cidade, que registrou média de 39,05 Mpbs no primeiro semestre, foi apenas uma entre as diversas que sentiram os efeitos da ampliação das atividades remotas em decorrência da pandemia.”

De acordo com Pedro, ao divulgar o panorama semestral sobre o desempenho de internet, a ideia é continuar transformando os milhões de registros de velocidade coletados pelas empresas em informações transparentes para a população, contribuindo para a formação de consumidores cada vez mais conscientes.

Metodologia

O levantamento produzido pelo Melhor Plano teve como base cerca de 620.000 testes de velocidade de internet realizados no estado da Bahia por meio do site Minha Conexão de janeiro a junho de 2021.

Para tornar o resultado mais preciso, foram considerados apenas os municípios com no mínimo 1.000 testes durante o período. Após a coleta inicial, também foram eliminados todos os registros internacionais, duplicados e com valores menores que zero, bem como negativos. A eliminação se aplicou, ainda, aos testes feitos por celular, tablet e aqueles em que o aparelho não esteve conectado ao Wi-Fi durante a testagem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 + 8 =