Espaço de empreendendorismo e inovação é inaugurado em Jacobina

Um espaço moderno e com o objetivo de potencializar os empreendedores e pequenas empresas da área de inovação. Esse é o Espaço Colaborar, que teve mais uma unidade entregue pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), na tarde desta sexta-feira (3), no município de Jacobina, região da Chapada Diamantina. O evento de inauguração contou com a presença, da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, do prefeito da cidade, Tiago Dias, dos deputados Jorge Solla, Marcellino Galo e Osni Cardoso, além de autoridades locais. Na ocasião, também foi assinado o termo de cooperação para a instalação de cinco praças para o Conecta Bahia que levará Wi-Fi gratuito para pontos estratégicos da cidade.

O Espaço Colaborar faz parte do projeto de requalificação dos antigos Centros Digitais de Cidadania (CDC), em parceria com o Ministério das Comunicações, conectando os territórios de identidade com um ambiente moderno e ideal para alavancar o empreendedorismo local. A primeira etapa do projeto contempla 24 cidades, que devem ser somados a outros 17 previstos numa segunda etapa. Com isso, a Bahia constrói a maior rede pública de espaços de empreendedorismo e inovação do Brasil. Além de Jacobina, Itaparica, Cruz das almas, Alagoinhas, Amargosa, Irecê, Caetité e Santo Antônio de Jesus também já tiveram suas unidades entregues à população.

A secretária da Secti, Adélia Pinheiro, usou palavras como satisfação e orgulho para definir o sentimento ao inaugurar o Espaço Colaborar de Jacobina. “Temos certeza de que todo o ecossistema ativado aqui neste espaço, com o suporte da nossa Secretaria, integrado com os outros espaços já existentes, poderemos atuar em rede com troca de experiências e competências espalhadas em todo o estado. Sei que assim poderemos colher resultados com qualidade de vida, geração de renda, emprego e transformação da sociedade”, destacou Adélia, que ainda reforçou o compromisso do Governo do Estado com as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para o prefeito Tiago Dias, a disponibilização de ambientes compartilhados para que a população se capacite, trabalhe, desenvolva ideias e projetos, é de extrema importância para o crescimento da cidade. “O município se compromete a trazer esse mais importante espaço para agregar políticas públicas para a cidade de Jacobina”, discursou o prefeito, que aproveitou a ocasião para demonstrar o interesse em outra ação da Secti, o Conecta Bahia, que leva Wi-Fi gratuito a praças como forma de aproximar o cidadão do exercício da cidadania.

O Espaço Colaborar é equipado com computadores, mobílias de escritório, como mesas e cadeiras, televisão e aparelho de videogame para teste de games desenvolvidos para console, além de acesso à internet. O local é propício para realizar reuniões de trabalho, encontros profissionais, entrevistas, treinamentos, palestras, entre outros, além de promover a integração de diversos agentes que compõem o mesmo ecossistema.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

17 + 15 =