Bruno Reis faz apelo para que idosos tomem 3ª dose da vacina contra a Covid

Dos 17 mil idosos com idade igual ou acima de 80 anos aptos para tomar a terceira dose da vacina contra o coronavírus (ou seja, que completaram seis meses desde a segunda aplicação no braço), pouco mais de 4 mil foram imunizados desde que a ação foi iniciada no município na última segunda (30). Durante inauguração do novo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Brotas, nesta sexta-feira (3), o prefeito Bruno Reis revelou preocupação com a baixa adesão à estratégia de imunização de reforço e fez um apelo para que esse público compareça a um dos pontos ou drive-thrus distribuídos na capital.

O chefe do Executivo municipal lembrou que a aplicação da terceira dose dos imunizantes é apontada como essencial para ampliar a proteção contra a Covid-19 e de novas variantes do vírus, a exemplo da Delta. “Eu sei que os números da pandemia estão em queda e que cada dia estamos voltando, aos poucos, ao nosso normal. Porém, não estamos livres ainda. O que vai permitir sairmos numa celeridade maior dessa crise sanitária é a vacina”, destacou.

Nos últimos dias, Salvador conseguiu reduzir de 125 mil para 87 mil a quantidade de pessoas na faixa etária a partir de 18 anos que não haviam tomado a primeira dose. A cidade acumula 96% da população adulta alcançada com a dose inicial, enquanto que 45% das pessoas estão com ciclo vacinal completo.

“É um número elevado se comparado a outros países, mas podemos ir mais além, podemos alcançar e perseguir toda a população adulta imunizada. Quanto mais rápido for, melhor para todos nós, porque isso nos protegerá de forma coletiva para as variantes que estão aí ou para as que surgirem. É isso que vai permitir a gente retornar à normalidade na cidade”, finalizou Bruno Reis.

Programação

Nesta sexta, a aplicação da terceira dose para pessoas com idade a partir de 80 anos, que tomaram a segunda dose até o dia 12 de março de 2021, segue até as 16h nos drive-thrus: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Shopping Bela Vista, Faculdade Universo (Avenida ACM) e 5º Centro de Saúde (Barris). E nos pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vista Alegre, USF Cajazeiras V, UBS Virgílio de Carvalho e USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas).

Antes de ir aos postos, é necessário conferir se o nome está na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Para os idosos que estiverem acamados ou com dificuldade de locomoção, também está disponível o serviço Vacina Express. Não é necessário realizar um novo cadastro no sistema, ou seja, a equipe retornará automaticamente a quem já teve acesso ao serviço.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × 2 =