Análise sobre o panorama da economia global em um contexto de pandemia

Um dos maiores impactos com a chegada da pandemia logo no início do ano de 2020 foi o duro golpe sofrido na economia de inúmeros países.  Isso ocorreu devido às restrições sanitárias colocadas pela comunidade científica internacional, que incluíam o distanciamento social, o uso de máscaras e a diminuição em aglomerações.

E, dentro do conceito de aglomerações, diversos setores da sociedade foram atingidos em cheio, como:

  • Turismo
  • Educação
  • Comércio

Além disso, aliados ao setor da agricultura e da agropecuária, estes três setores são responsáveis por uma fatia expressiva da economia nacional, anualmente.

Portanto, o comprometimento da atuação de trabalhadores destas áreas, aliado a gestão governamental, foram responsáveis diretamente pela entrada do país em um período de recessão econômica

Contudo, dentro do campo universitário e acadêmico, como anda o contexto das pesquisas realizadas e do estudo desenvolvido na área da economia? Quais foram os efeitos desta pandemia e do isolamento no desenvolvimento científico nas áreas financeiras?

Com todo este contexto em mente, no artigo de hoje iremos juntos analisar alguns panoramas e fatores sobre a economia ao redor do mundo e, principalmente, no Brasil.

E também falar sobre o abstract de TCC neste artigo, a fim de averiguar também o resumo de alguns artigos produzidos nos cursos superiores de economia.

Instabilidade econômica nos próximos anos

Para entendermos um pouco mais sobre o potencial acadêmico e os caminhos que a pesquisa científica dentro do meio da economia irá tomar nos próximos anos, é necessário também que sejam analisados os efeitos da pandemia e de outros fatores no futuro.

De acordo com reportagem realizada no dia 17/09 pela Bloomberg e publicada em um veículo nacional através da Info Money, existem alguns fatores pontuais que apontam para um período de maior volatilidade e instabilidade econômica e financeira, mundialmente:

  • Covid-19
  • Mudanças sobre políticas fiscais
  • Alterações em políticas econômicas

Todo este quadro de volatilidade futura foi previsto por economistas especializados em projeções futuras, do banco francês Société Générale.

Segundo os economistas e pesquisadores envolvidos nestas análises e projeções, espera-se que ao longo dos anos haja mais gargalos econômicos e, também, um aumento na demanda de habilidades e competências específicas.

Isso porque estamos vivendo um período de transição econômica, de acordo com os economistas. O que vemos atualmente são transições da economia tradicional para a digital e também para a economia de baixo carbono, causadas por uma mudança de hábitos da sociedade durante este período.

O auxílio emergencial e seu impacto na economia

Além da instabilidade e do encurtamento de ciclos econômicos que os pesquisadores e economistas prevêem para o futuro, em um panorama nacional, outro tema que pode representar pesquisas e possíveis projetos acadêmicos em economia é a questão do Auxílio Emergencial.

Conforme publicado em uma reportagem disponível no Jornal Nexo, o Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (FEA-USP) avaliou o quanto o auxílio emergencial estimulou a economia durante o isolamento.

Ou seja, o Centro de Pesquisa levantou dados do que teria sido a economia no país sem a existência deste auxílio.

Hoje, é amplamente visto por especialistas que o Auxílio Emergencial foi responsável por evitar uma queda ainda maior da economia nacional, pois permitiu que grande parte da população ainda injetasse dinheiro na roda da economia.

Como resultados deste estudo, os economistas e pesquisadores da FEA-USP estimaram que, se não fosse o auxílio emergencial, a economia brasileira poderia ter sofrido uma queda de 8.4% a mais, no cenário mais otimista; e cerca de 15% a mais no cenário mais pessimista.

Logo, é seguro dizer que se não fosse a existência do auxílio emergencial, a nossa economia teria retraído por volta de 10% neste período.

Projetos em economia em um contexto de pandemia e recessão econômica

Por fim, agora que analisamos um pouco dos quadros nacional e internacional da economia para os próximos anos, é hora de pensarmos em temas para projeto neste contexto.

  • Medidas de enfrentamento à Covid e recuperação da economia
  • Economia brasileira: pré, durante e pós-pandemia
  • O impacto da pandemia no PIB brasileiro
  • Pandemia e desemprego no Brasil
  • E-commerce e mercado digital em um contexto de pandemia
  • O auxílio emergencial como respaldo para a população
  • Demissões e contratações durante a pandemia
  • O efeito da pandemia em um panorama mundial
  • O impacto da pandemia em países desfavorecidos
  • Medidas de restrição e sua relação com a economia

Certamente a pandemia de Covid-19 mudou diversas coisas na sociedade, desde hábitos pessoais até maneiras de se trabalhar.

Contudo, com a vacinação sendo realizada de maneira efetiva, a tendência é de que em breve as atividades retornem, aos poucos, à sua normalidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco + um =