Serviços turísticos na Bahia têm o maior aumento do país, diz IBGE

As atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia seguiram crescendo (Foto: Jefferson Peixoto/Secom)

As atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia  cresceram 9,6%, em junho, frente ao mês anterior (com ajuste sazonal). Foi o segundo aumento consecutivo para o indicador, que registrou a sua melhor marca para um mês de junho na série histórica, iniciada em 2011. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

Porém, o resultado baiano ficou abaixo do registrado no país como um todo (11,9%). Todos os 12 estados onde o agregado de turismo é pesquisado separadamente apresentaram resultados positivos nessa comparação, com os maiores índices ficando com Minas Gerais (19,7%), Ceará (16,7%) e Distrito Federal (14,4%).

Já no confronto com o mesmo mês do ano anterior, a Bahia teve, em junho, o maior aumento no volume de serviços ligados ao turismo na série histórica para o estado, iniciada em 2012 (210,0%). O resultado se deu frente à queda de 70,9% registrada em junho de 2020, frente ao mesmo mês de 2019.

Nesse confronto, todos os 12 estados também apresentaram aumentos consideráveis no volume das atividades turísticas, e a Bahia teve o melhor resultado do país, com uma taxa de crescimento de mais que o dobro da registrada no Brasil como um todo (92,7%).

Nos primeiros seis meses de 2021, os serviços ligados ao turismo na Bahia também seguiram em alta (16,3%), com um resultado acima do país como um todo (4,6%). O estado tem o terceiro maior aumento nesse indicador, ficando apenas abaixo de Goiás (28,1%) e Pernambuco (19,6%).

Porém, no acumulado nos 12 meses encerrados em junho, os serviços turísticos baianos ainda mostram queda (-18,0%). Todos os estados têm recuo nesse indicador, com o resultado nacional (-22,2%) sendo inferior ao registado na Bahia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

10 − 3 =