Unidade de saúde funciona no Comércio e disponibiliza atendimento todas às quartas-feiras das 8h às 12h e de 14h às 17h

Com objetivo de oferecer para a população de Salvador um serviço de assistência especializada em saúde mental, a Rede UniFTC vai oferecer atendimentos na área de Psicologia, Psiquiatria e Enfermagem, no Ambulatório de Saúde Mental, localizado no bairro do Comércio, em Salvador. Inaugurado no último dia 2 de agosto, o local reforça a responsabilidade do grupo educacional em manter um ensino interprofissional para seus estudantes, aliado ao atendimento de excelência para a comunidade.

A unidade funciona com atendimentos convencionais todas as quartas-feiras, das 8h às 12h e de 14h às 17h. Já o Plantão Psicológico, que oferece atendimento único com o profissional que estiver online, funciona de segunda a sexta-feira, no mesmo horário. Entre os serviços oferecidos pelo Ambulatório, têm-se: atendimento individual de adultos e idosos; atendimento em grupos de adultos e idosos; monitoramento e acompanhamento dos pacientes e seus familiares; e orientações aos pacientes e seus familiares sobre saúde mental.

O agendamento é feito completamente online. Aqueles que desejam o atendimento convencional devem preencher este formulário, já os que querem ser atendidos pelo Plantão podem acessar este link com mais informações.

De acordo com o psicólogo, professor da UniFTC e responsável pelo Ambulatório de Saúde Mental, Marcus Vinicius, a ideia do projeto é conseguir abraçar a população e oferecer serviços que geralmente não possuem um custo acessível por meio de atendimentos particulares. “É de extremo valor que a gente consiga trabalhar com isso e fazer que este serviço chegue a população de forma gratuita e relacionada a Instituição de Ensino Superior”, pontua.

O especialista completa: “Isso vai fazer com que a gente consiga realizar atendimentos importantes para a população, que poderia não ter esta possibilidade em outras instâncias, mas também vamos conseguir formar nossos estudantes de um jeito que eles consigam entender a saúde como um processo que é multifatorial e depende de todas as profissões para ser realizado de forma plena”.

Para ter acesso aos atendimentos convencionais, as pessoas que agendaram vão passar por duas triagens, a de detecção da Covid-19 e a geral. O objetivo da primeira triagem da Covid-19 é a segurança de todos os presentes, evitando a infecção. Já na triagem geral, vai ocorrer uma avaliação inicial, com a função de oferecer um acolhimento específico ao paciente e seus familiares e direcionar o paciente para o atendimento individual ou em grupo.

Plantão Psicológico

Com o intuito de contribuir para o enfrentamento das inúmeras dificuldades cotidianas, o Ambulatório de Saúde Mental também vai oferecer o Plantão Psicológico como parte do Programa de Acolhimento Psicológico (PAPsi) UniFTC Salvador. Os atendimentos serão mediados pelas tecnologias de informação, em ambiente virtual, observando rigorosamente os critérios técnicos e éticos, orientados pelo Conselho Federal de Psicologia (Recomendações para Práticas e Estágios Remotos no Contexto da Pandemia do COVID-19 – Ago/2020), em conformidade com a Portaria MEC 544/2020, que autoriza a realização de estágios em ambiente remoto, desde que alinhados com as Diretrizes Curriculares do Curso e sob a supervisão de docentes registrados no CRP no sistema e-Psi.

O Plantão busca atender toda e qualquer pessoa que esteja necessitando de suporte psicológico, breve e pontual, mediante a situação em que precise de uma escuta qualificada e profissional. Neste esquema não existe agendamento, com o atendimento ocorrendo de forma pontual e sendo buscando no momento em que houver a necessidade por parte do solicitante.

SERVIÇO

Atendimento gratuito no Ambulatório de Saúde Mental

Agendamento: https://docs.google.com/forms/d/17rI7d5gqcFIcW5ojBlYUNnLKT5N0RqyJ6hC0qJpRMjk/viewform?edit_requested=true

Atendimentos: atendimento individual de adultos e idosos; atendimento em grupos de adultos e idosos; monitoramento e acompanhamento dos pacientes e seus familiares; e orientações aos pacientes e seus familiares sobre saúde mental.

Plantão Psicológico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd9w3Cw9D_qoFl4L6GMnIGaObrL3m3cmm-XIoAr-4cAMW-dtg/viewform

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 − dez =