Projeto Vale luz amplia atuação e chega a mais cinco municípios

Moradores de Alagoinhas, Lauro de Freitas, Camaçari, São Francisco do Conde e Pedrão poderão trocar resíduos por descontos na fatura de energia elétrica, sem precisar sair de casa (Foto: Divulgação)

O projeto Vale Luz da Coelba, que troca materiais recicláveis por descontos na fatura de energia, será ampliado neste mês de agosto e atenderá mais munícipios do interior da Bahia. Neste mês, a iniciativa fará uma ação itinerante, de porta a porta, em cinco cidades, uma a cada semana. Na programação de agosto (abaixo) estão Alagoinhas, Lauro de Freitas, Camaçari, São Francisco do Conde e Pedrão. O caminhão da Coelba passará pelos principais bairros, realizando a troca dos resíduos na porta dos clientes.

Além da troca de resíduos sólidos recicláveis por descontos da conta de luz, o Vale Luz também beneficia os clientes inscritos na TSEE ou moradores de comunidades populares (confira demais critérios abaixo) com a substituição de lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e com vida útil estimada superior a 10 anos. Para participar, basta o cliente separar os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar limpos e secos, informar o número da conta contrato da residência, identificado no canto superior direito da conta de energia e aguardar o caminhão do projeto passar.

Incentivado pelo desconto na fatura de energia, o cliente realiza o descarte correto do material, ajuda o meio ambiente e também cooperativas e empresas de reciclagem parceiras do projeto, a exemplo da Camapet, Coopmarc, Recicle e Revida. Para Ana Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética, além de já ter com foco principal na economia de energia, o Vale Luz tem relevância econômica ainda mais significativa durante a pandemia da Covid-19 para as famílias que participam.

“É um apoio direto à economia doméstica, beneficiando os clientes com redução do valor da conta, gerando economia de energia com a troca da lâmpada e na fabricação de alumínio, papelão e outros materiais reciclados e preservando o meio ambiente, lembra Ana Christina Mascarenhas.

Tipos de resíduos aceitos no Vale Luz

São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, vidro, latas de refrigerantes e de outros produtos alimentícios. Pode ser entregue também óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente. Além disso, o projeto recebe resíduo eletrônico, incluindo televisão, celular, teclado, entre outros. A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela ANEEL.

Serviço

Programação – Vale Luz Interior

Alagoinhas – de 02/08 a 07/08, das 10h às 15h.
Lauro de Freitas – 09/08 a 14/08, das 10h às 15h.
Camaçari – 16/08 a 21/08, das 10h às 15h.
São Francisco do Conde – 23/08 a 28/08, das 10h às 15h.
Pedrão – 30/08 a 04/09, das 10h às 15h.

Critérios para participar da ação de troca de lâmpadas

Ser cliente residencial ou rural-residencial;
Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica);
Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;
Não ter débitos com a Concessionária;
Não ter trocado lâmpadas em projetos da Concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);
Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W);

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

treze − 1 =