A Minerva, líder em exportação de carne bovina na América do Sul, informou  aos seus acionistas e ao mercado em geral que celebrou as duas primeiras iniciativas de investimento no mercado da Austrália, destinadas à aquisição das unidades frigoríficas especializadas em ovinos: Sharke Lake e Great Eastern Abattoir, localizadas na costa oeste da Austrália. Os investimentos serão realizados e as plantas exploradas por meio de joint venture  em fase final de constituição entre a Minerva Foods e a Salic, na qual a Minerva Foods irá deter 65% de participação, enquanto a Salic os 35% restantes.

O investimento total da JV será de aproximadamente US$ 35 milhões, o que inclui: (i) aquisição dos ativos; (ii) investimentos para melhoria das estruturas das plantas; e (iii) capital de giro. A expectativa é que as plantas estejam aptas para início de operação no prazo de 60 dias, logo após a aprovação dos órgãos reguladores locais. Quando em plena operação, as plantas poderão alcançar a capacidade de abate de um milhão cabeças/ano.

Atualmente, a Austrália é a maior exportadora global de ovinos processados, sendo reconhecida mundialmente pela tradição e qualidade dos seus produtos, além do acesso tanto a destinos de alto crescimento como Ásia e Oriente Médio, mas também mercados premium como Estados Unidos, Europa, Japão, Coréia do Sul, entre outros.

A Salic, em linha com sua diretriz estratégica e foco em segurança alimentar, atualmente conta com operações de criação e engorda de ovinos na Austrália, o que possibilita maior eficiência operacional dos novos ativos. Adicionalmente, a Minerva Foods, por meio de sua operação de trading sediada na região, inclusive com expertise na comercialização de ovinos e com grande foco nos mercados consumidores da Ásia e do Oriente Médio, também vai contribuir substancialmente com a estrutura comercial das novas operações.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

dez + cinco =