Atualmente, o terminal de GNL da Bahia tem capacidade autorizada para regaseificar 20 milhões m³/dia de gás natural

A Petrobras informa, sobre o processo de arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia (TR-BA) e instalações associadas, que foi concluída a etapa de verificação de efetividade da proposta comercial e negociação, prevista no edital da licitação, tendo a empresa Excelerate Energy Comercializadora de Gás Natural Ltda. (Excelerate) avançado para a etapa de habilitação.

Uma vez recebida toda a documentação necessária para avaliação dos aspectos legais e econômico financeiros da Excelerate e tendo esta atendido a todas as exigências previstas pelo edital, o processo será encaminhado para homologação pelas autoridades competentes da Petrobras, visando à autorização da celebração dos instrumentos contratuais do arrendamento.

Em nota, aPetrobras diz que  o “arrendamento está alinhado com a estratégia da companhia de melhoria na sua alocação do capital e da construção de um ambiente favorável à entrada de novos investidores no setor de gás natural”.

A Excelerate Energy, sediada nos Texas (EUA), fornece e opera unidades flutuantes de regaseificação de GNL. No Brasil, têm um contrato de afretamento com a Petrobras para a FRSU Experience, instalada no terminal da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

O TR-BA consiste em um píer tipo ilha com todas as facilidades necessárias para atracação e amarração de um navio FSRU diretamente ao píer e de um navio supridor a contrabordo do FSRU. A transferência de GNL é feita diretamente entre o FSRU e o supridor na configuração side by side. A vazão máxima de regaseificação do TR-BA é de 20 milhões m³/d (@ 1 atm e 20°C). O gasoduto do terminal tem 45 km de extensão e 28 polegadas de diâmetro, interligando o TR-BA a Estação Redutora de Pressão de São Francisco do Conde e a Estação de Controle de Vazão de São Sebastião do Passé. Na transação, também estão incluídos os equipamentos para geração e suprimento de energia no Terminal Aquaviário de Madre de Deus, integrantes do TR-BA.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × três =