O Colmeias é um dos programas que a Suzano desenvolve como parte de sua estratégia de relacionamento com as comunidades vizinhas. Por meio dele, a empresa fomenta a produção de mel em suas áreas de plantio. No Extremo Sul da Bahia, os apicultores parceiros obtiveram produção de 79 toneladas no primeiro semestre deste ano, superando em 15,66% o resultado dos seis primeiros meses de 2020.

O mel faz parte da rotina das famílias brasileiras e, em tempos de pandemia, é um aliado importante na busca pelo fortalecimento da imunidade. As 136 famílias de apicultores que participam do Colmeias no Extremo Sul da Bahia sabem disso e, graças ao aumento na produção, compartilharam este ano uma renda bruta de R$ 1,1 milhão obtidos a partir da atividade.

O Colmeias abrange 11 comunidades dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri. Além de instalarem as caixas de abelhas em áreas da Suzano, os apicultores parceiros recebem da empresa apoio na implementação de novas tecnologias, assistência técnica na produção e na capacitação em gestão e comercialização do produto, incentivando o fortalecimento da cadeia apícola. Além do mel, o Colmeias também estimula a produção de pólen, própolis e cera alveolada.

“Ao ceder áreas para a atividade apícola e estimular a produção, a Suzano busca contribuir para o desenvolvimento regional a partir da geração e distribuição de renda, inspirando pessoas a transformarem a realidade”, salienta Douglas Peixoto, coordenador de Desenvolvimento Social.

Em Caravelas, a produção de mel dos apicultores da   Associação de Apicultores de Caravelas (Apac), que recebe o apoio do programa Colmeias, cresceu cerca de 25% no primeiro semestre de 2021 em relação ao ano anterior.

“Cada apicultor conseguiu obter entre 500 a 700 kg de mel nos primeiros meses deste ano. Realizamos alguns cursos que mudaram a nossa visão sobre apicultura. A Suzano também nos deu suporte com as oficinas de cera, além de fornecer apoio técnico, mesmo durante a pandemia. Por meio do programa Colmeias, cada apicultor da associação também recebeu 10 caixas de apicultura e 20 melgueiras. Esse incentivo é muito importante para todos”, destacou Ivan de Jesus Soares, da Apac.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × quatro =