A Americanas adquiriu a Hortifruti Natural da Terra, maior rede varejista especializada em produtos frescos com foco em frutas, legumes e verduras do Brasil. A aquisição será realizada mediante o pagamento em recursos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões, condicionado aos ajustes usuais neste tipo de transação. A conclusão da operação está sujeita à aprovação prévia pela autoridade antitruste (Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A HNT possui uma rede de 73 lojas em 4 Estados (RJ, SP, MG e ES) e é referência digital do setor no país, com as vendas online representando 16% do total. Com uma estratégia omnichannel, oferecendo diversos serviços para compras realizadas nas lojas, sites, apps e WhatsApp, incluindo entregas no mesmo dia e retirada na loja em 100% da sua rede, a HNT apresentou uma receita bruta de R$ 2 bilhões e uma margem EBITDA de 12%, nos últimos 12 meses terminados em 30 de junho de 2021.

“A aquisição é um movimento estratégico da Americanas para ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes. Essa iniciativa está em linha com o nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas e nos permite participar de diferentes momentos na jornada de consumo, aumentando a base de clientes ativos, a frequência de compras e expandindo o nosso alcance”, afirma Miguel Gutierrez, CEO da Americanas.

A Hortifruti Natural da Terra possui uma base de clientes com alta recorrência, que compram em média 34 vezes ao ano, com gasto mensal de R$125. A HNT possui mais de sete mil SKUs e três formatos de lojas: (i) 54 lojas tradicionais, que oferecem experiência de compra e sortimento completos; (ii) 18 lojas leves, lojas menores que atendem a necessidade da feira do dia-a-dia; e (iii) 1 dark store, que atende apenas aos pedidos digitais. As lojas são abastecidas por uma plataforma logística proprietária que entrega diariamente em toda a rede – do campo para as lojas em até 24 horas – garantindo que os produtos estejam sempre frescos.

Poder de fogo

“A criação da Americanas S.A. gera mais poder de fogo, atraindo potenciais vendedores, facilitando a integração e expande o nosso mercado endereçável. Nossos ativos únicos (gente e cultura, base de clientes e plataformas de negócios) impulsionam a expansão de novos negócios e marcas, por meio de nosso motor de M&A. A aquisição do Hortifruti Natural da Terra vai abrir novas frentes de crescimento e rentabilidade.”, diz Anna Saicali, CEO da IF, motor de inovação da Americanas. “A HNT possui um time altamente qualificado e com vasta experiência no setor”, completa Anna.

Com a aquisição da Hortifruti Natural da Terra, foram identificadas diversas oportunidades de sinergias, complementando o sortimento de produtos frescos e saudáveis nas lojas da Americanas e impulsionando a operação online da Americanas Mercado. Além disso, permite a expansão da integração com a fintech AME, aumentando a oferta de produtos e serviços financeiros nas lojas da HNT (cartão de crédito, recarga de celular, cartões de conteúdo, crédito para pessoa física, entre outros).

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 + oito =