o novo modelo de crédito vai conceder aumento para 3 milhões de consumidores já em agosto

O Nubank, maior plataforma de serviços financeiros do mundo com 40 milhões de clientes, anuncia que vai aumentar o limite do cartão de crédito de 35 milhões de consumidores nos próximos 12 meses, representando uma disponibilidade de R$ 26 bilhões em crédito até julho do ano que vem. Até o final de 2021, 10 milhões de clientes serão impactados pela novidade e três milhões vão receber o aumento ainda em agosto. O benefício é fruto de um trabalho de dois anos de análises e testes para a construção de um novo modelo de crédito.

Diferentes times de ciência de dados, de engenharia e de analistas de negócios estiveram debruçados dia e noite nesta pesquisa, que faz parte de uma demanda prioritária desde o início do Nubank: democratizar o acesso à serviços financeiros no Brasil. Com esse projeto, a empresa ganha escala, sofisticação e agilidade para atender esses pedidos, permitindo oferecer até 260% mais em crédito.

“No Nubank sempre tomamos todas as decisões colocando nossos clientes no centro e o aumento limite do crédito sempre foi uma reivindicação que demos atenção. A diferença agora é o desenvolvimento de uma tecnologia altamente inovadora, que vai nos dar escala para atender cada vez mais esses pedidos”, afirma Jacob Sisk, diretor de Ciência de Dados. “Foi uma dedicação extensa de uma equipe multidisciplinar, focada em resolver esta dor do cliente. Realizamos milhares de testes para entender mais profundamente o comportamento dos clientes e hoje podemos aumentar o limite de uma maneira responsável. Temos agora uma capacidade ainda mais precisa de projetar os gastos dos consumidores”, completa.

Os anos de pesquisa foram necessários para criar um formato que concedesse crédito de maneira ordenada, sem estimular gasto desenfreado. O próprio modelo de negócio do Nubank é baseado em seus clientes conseguirem pagar suas contas em dia, diferente de muitos bancos, o que significa também incentivar a responsabilidade com o limite.

Educação financeira

Ciente da importância da educação financeira, a empresa vai continuar com a comunicação transparente e com os avisos ostensivos para orientar os clientes a manterem uma relação saudável com seu dinheiro como já tem mantido: em média, apenas 3% dos consumidores do Nubank usam o rotativo do cartão de crédito. E a grande maioria cuida bem de suas finanças pessoais.

Em uma pesquisa realizada em maio por uma consultoria externa, 67% dos clientes do Nubank afirmaram que economizaram dinheiro devido aos serviços da empresa, e 36% dos correntistas consideram suas habilidades financeiras “altas” ou “muito altas”, ante um percentual de apenas 15% que afirmam que já tinham essa percepção antes da abertura da conta. Ainda, 95% disseram ter metas financeiras hoje, ante um índice de 62% antes da abertura da conta.

A tecnologia e a eficiência do Nubank têm sido responsáveis por empoderar as pessoas na jornada de inclusão financeira no Brasil, não só pelo fato da empresa oferecer produtos sem taxas, mas também por causa desse trabalho cuidadoso de concessão de crédito e dos produtos inovadores que a empresa lança no mercado. No começo deste ano, o Nubank anunciou uma solução para ajudar clientes sem histórico financeiro ou com nome negativado a ganhar acesso a um cartão de crédito — e em poucos meses já está sendo usado por mais de um milhão de pessoas e entregando limite para pessoas que não tinham oportunidades em outros bancos.

O acesso a crédito é transformador na vida das pessoas: permite que elas realizem sonhos, solucionem problemas e incentivam a economia de suas comunidades. Exatamente por isso, pedidos de aumento do limite de crédito vinham sido frequentes nos últimos anos — ecoaram inclusive na ocasião do anúncio de Anitta como nova participante do Conselho Administrativo do Nubank. Assim que a chegada da cantora foi comunicada, ela recebeu uma centena de pedidos de aumento de limites em suas redes sociais.

“Percebi logo de cara que esse era um pedido dos clientes e eu levei o assunto para discussão na reunião de Conselho. Fiquei muito feliz em saber que havia um grande projeto nesse sentido. Ter mais limite significa ter mais poder de escolha. É claro que é importante ficar de olho na fatura para não gastar mais do que pode, mas ter essa liberdade de decisão pode ser libertador. Esse é o tipo de olhar que quero trazer para a empresa”, afirma a ícone pop.

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