Avon transforma seu modelo comercial e amplia benefícios para 1,3 milhão de ‘representantes da beleza’

A Avon, criadora da venda direta por relações no mundo, renova seu modelo de operação no Brasil, no ano em que completa 135 anos de existência. O novo sistema é parte importante do plano estratégico de transformação da empresa para relançar a marca, impulsionar os resultados e oferecer desenvolvimento e mais ganhos para as Representantes da Beleza Avon, nova nomenclatura para as revendedoras.

O plano contará com cinco estágios, que as beneficiarão com maiores lucros, prazo de pagamentos e descontos proporcionalmente maiores, de acordo com a evolução das vendas. Além disso, a Avon passa a realizar parcerias com empresas dos ramos de Educação, Saúde e Soluções Financeiras, que oferecerão vantagens exclusivas para todas as Representantes da Beleza Avon, como descontos especiais em faculdades, escolas de idiomas, medicamentos, exames, consultas médicas e odontológicas. Essas iniciativas, somadas as novas ferramentas digitais em contínuo desenvolvimento, buscam oferecer melhores condições e modernização para os negócios, além de mais oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada uma delas.

“A Avon tem uma das maiores forças de vendas do mundo e, em 2020, obteve resultado recorde de satisfação das Representantes. Nosso principal objetivo é tornar a experiência das Representantes cada vez melhor e, para isso, temos um plano de cinco estágios, que proporcionam mais lucros, prazos de pagamentos e descontos para elas, além de novas parcerias com empresas dos ramos de Educação, Saúde e Soluções Financeiras. Essas parcerias oferecerão vantagens exclusivas para todas as Representantes da Beleza Avon, como descontos especiais em faculdades, escolas de idiomas, medicamentos, exames, consultas médicas e odontológicas.”, afirma Abel Filho, diretor executivo de vendas da Avon no Brasil.

O processo de transformação de negócios vem sendo conduzido pela nova gestão e foi acelerado graças a sinergia entre marcas da Natura & Co, grupo da qual a Avon faz parte desde 2020. O novo modelo comercial é um dos pilares fundamentais para o relançamento da marca no Brasil e está alinhado com o processo de digitalização da empresa, iniciado em 2018 e acentuado em 2020, especialmente pela integração com as operações do grupo Natura & Co na América Latina e o contexto de pandemia.

Pesquisa Impulso

Por meio de levantamento interno, a Avon apresenta ao mercado os resultados do seu modelo de negócio que reforça o destaque da marca na vida das mulheres brasileiras. Trata-se da Pesquisa Impulso, que entrevistou 1 mil Representantes da Beleza Avon em todo o País. O impacto socioeconômico da Avon na vida das entrevistadas expõe de que maneira a marca impulsiona a vida dessas mulheres.

Ao todo, 55,4% das Representantes entrevistadas afirmaram que conquistaram o poder de decisão sobre como gastar seu dinheiro; 63% registraram que, por conta da atividade, raramente ficam sem dinheiro; e 74% disseram que a renda gerada pela atividade é importante para as contas da casa. A Avon é o impulso necessário para que as representantes sejam agentes de sua própria mudança e possam ir mais longe. A marca promove transformações em três esferas: democracia do trabalho, autopropriedade e capital social.

De acordo com o levantamento, ser uma Representante da Beleza Avon vai além de uma atividade desenvolvida no tempo livre e se mostra uma oportunidade de empreender, ter a própria renda e fazer a diferença na vida da família. A cada 100 Representantes, 77% são das classes C, D e E; 47% concordam que a nova rede de clientes já gerou oportunidades de emprego e negócios para a família; e 61% aumentaram a rede de contatos.

Outro importante diagnóstico da pesquisa está relacionado à qualidade de vida, por conta da flexibilidade nos horários de trabalho: 99% gostam de ser dona do seu tempo; 65% dizem que conseguem trabalhar e passar tempo com os filhos; e 79% conseguem equilibrar trabalho e vida pessoal.

Danielle Alves Bispo, que é Representante da Beleza Avon há quase quatro anos é exemplo da transformação que a marca promove. Ela conta que durante a pandemia a Avon proporcionou condições para realizar seu trabalho de maneira simples e segura porque a marca ofereceu mais benefícios de assistência, produtos e lucratividade. A Representante da Beleza destaca as funcionalidades das ferramentas digitais. Ela utiliza o Avon Conecta – site personalizado para representantes, o app Minha Avon e compartilha a Revista Digital da Avon por Whatsapp, de acordo com a preferência das clientes. “Durante a pandemia, a minha rentabilidade ficou melhor. Eu acho que foi por conta da digitalização das vendas e da divulgação da Avon no BBB”, anota Danielle. A jovem empreendedora também trabalha com tranças e penteados especializados para cabelos afro (@afros.dani).

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