A Petrobras  informou agora há pouco que assinou hoje com a São Francisco Energia S.A., subsidiária da Global Participações em Energia S.A., contrato para a venda das três usinas termelétricas movidas a óleo combustível, localizadas em Camaçari, n a Bahia (UTEs Polo Camaçari).

O valor da venda é de R$ 95 milhões e não considera os ajustes previstos em contrato até o fechamento da transação, que está sujeita ao cumprimento de condições precedentes, a exemplo das aprovações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com o diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Roberto Ardenghy, a assinatura do contrato é um marco importante na consolidação de uma indústria mais forte e competitiva. “Nosso objetivo é maximizar o valor do nosso portfólio e dar oportunidade para que outras empresas do setor possam também prosperar. Acreditamos que a chegada dos novos donos traz boas perspectivas para as térmicas em Camaçari, o que deve promover também um impacto positivo na economia da região”.

O diretor de Relações Institucionais da Global Participações em Energia S.A., Juliano Matos, avalia que o processo de desinvestimentos da companhia promove maior competitividade e uma integração inédita na economia brasileira, criando oportunidades para novos investimentos. “Vislumbramos como consequência direta dessa aquisição a manutenção dos empregos, o atendimento tempestivo dos compromissos sociais e ambientais e o respeito aos contratos e à disponibilidade energética, essenciais para o desenvolvimento nacional.”

Sobre as usinas termelétricas

As UTEs Polo Camaçari são ativos da Petrobras e englobam as usinas Arembepe, Bahia 1 e Muricy, com potência total instalada de 329 MW. As usinas operam com óleo combustível e têm contratos de comercialização de energia no ambiente regulado com vigência até dezembro de 2023 para as UTEs Arembepe e Muricy e até dezembro de 2025 para a UTE Bahia 1.

Sobre a Global Participações em Energia S.A.

A Global Participações em Energia S.A. atua desde 2001 no segmento de geração de energia, controlando sete usinas, distribuídas nos estados do Rio Grande do Norte, Amazonas, Tocantins e Bahia. Possui grande experiência na operação de termelétricas a óleo combustível, sendo estratégica a aquisição das UTEs Arembepe, Muricy e Bahia 1 pelo fato de ampliar sua carteira de ativos de geração, especialmente na Bahia, onde já opera duas Usinas similares.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezoito + 13 =