Mesmo com o cenário pandêmico, viajar continuou sendo uma possibilidade de lazer com segurança. Novos protocolos foram adotados pelas hospedagens, com rigorosos padrões de higienização, redução da ocupação de hóspedes e obrigatoriedade do uso de máscaras, seguindo adequadamente as restrições do distanciamento social. No entanto, o levantamento do Zarpo, agência online de viagens focada nos melhores hotéis e resorts do Brasil, realizado a partir de mais de 7 mil reservas feitas na plataforma entre janeiro e abril deste ano, revela que nos primeiros meses de 2021 as pessoas apostaram no staycation, isto é, viagens mais curtas e próximas de casa.

Para viagens no primeiro semestre, a média de noites reservadas foi de apenas três. Já a partir de junho e durante todo o segundo semestre, dados do Zarpo mostram que a intenção de viajar para mais longe e por mais tempo aumenta, sendo que a média de pernoites sobe para cinco. “No comparativo do primeiro semestre com o segundo, a quantidade de noites que os viajantes pretendem passar no destino aumentou em 42%”, diz Daniel Topper, CEO do Zarpo.

Staycation x Longas distâncias

A maioria do público do Zarpo, 91% dos cadastrados, está concentrado na região Sudeste. E no primeiro semestre as reservas com destinos para o Sudeste foram de 56% contra 36% para o Nordeste, sinalizando assim a preferência por staycation – viagens mais próximas. No segundo semestre, os dados da pesquisa praticamente se invertem, as reservas para destinos mais distantes são 55% para o Nordeste contra 37% para o Sudeste.

“Essa virada começa no final do primeiro semestre, ainda no mês de junho, quando as reservas sinalizadas para o Nordeste foram de 52,3% ante 36,8% para o Sudeste, reforçando as intenções para viagens mais longe de casa e, provavelmente, com deslocamento aéreo”, explica o CEO.

São Paulo e Bahia lideram o ranking

No ranking dos destinos mais procurados estão o estado de São Paulo e a Bahia. No primeiro semestre, São Paulo acumulou 35% das reservas, enquanto a Bahia 21%. Já para o segundo semestre, a Bahia lidera com 33% das reservas contra 21% de São Paulo.

Férias de julho

O levantamento do Zarpo ainda mostra que o mês com maior média de noites reservadas é o de julho, muito por conta das férias escolares, sendo que a média de permanência é de seis noites por reserva. Para o período, os cinco estados mais procurados para curtir as férias em família são: Bahia (27,48%), Minas Gerais (21,52%), São Paulo (18,54%), Pernambuco (9,27%) e Alagoas (7,95%), reforçando o crescimento da confiança e procura por destinos mais distantes e, consequentemente, estadias mais longas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × 2 =