O Instituto Cervantes Salvador está vinculado à Embaixada da Espanha no Brasil (Fotos: Divulgação)

O Instituto Cervantes Salvador, órgão oficial do Governo da Espanha para promoção do idioma e cultura dos países hispano falantes, projeta uma tendência de ampliação das aulas virtuais após celebrar um incremento de 2,37% no número de alunos matriculados na instituição neste 1º trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Com aulas, até então, exclusivamente presenciais, o Instituto Cervantes passou a adotar o ensino remoto do idioma espanhol a partir da imposição do isolamento social por conta da pandemia da Covid-19.

“O perfil dos nossos alunos foi ampliado. Hoje, conseguimos atingir estudantes de qualquer parte do mundo. Um exemplo disso é que temos agora alunos de outros estados, além de brasileiros que vivem em outros países”, explica Daniel Gallego Arcas, diretor do Instituto Cervantes Salvador.

Daniel: “Hoje, conseguimos atingir estudantes de qualquer parte do mundo”

Foi preciso também reorganizar todo o calendário de eventos culturais, que são fundamentais no propósito de trabalho desenvolvido pelo Instituto Cervantes, que acaba de completar 30 anos de fundação. Presente em 88 cidades de 45 países, no Brasil, possui oito unidades – uma delas na capital baiana desde 1997.

“Acreditamos que as duas modalidades vão se fortalecer. Essa tendência de ensino remoto não é para substituir o presencial e, sim, para que os alunos tenham a liberdade de escolher o que atenderá melhor às suas necessidades”, explica o diretor.

O início da pandemia da Covid-19 trouxe um enorme desafio para o Instituto Cervantes, cuja identidade estava essencialmente associada ao espaço físico, na sede localizada na Ladeira da Barra, onde aconteciam os diversos eventos da programação cultural, como exposições, cinema, palestras e shows.

“Desde o primeiro dia do confinamento, iniciamos um rápido processo de adaptação de nossos serviços, tanto em nossos cursos, como nas atividades culturais. Se por um lado a realidade que estamos vivendo é limitadora, por outro, tem nos mostrado novos caminhos e nos permitido acessar públicos distantes. A possibilidade de realizar e transmitir nossos eventos virtualmente tem também reforçado o trabalho em equipe de todos os Institutos Cervantes no Brasil, programando conjuntamente diversas atividades”, finaliza Daniel Gallego Arcas.

Instituto Cervantes Salvador

O Instituto Cervantes Salvador está vinculado à Embaixada da Espanha no Brasil. É responsável por organizar os exames para o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), assim como expedir certificados e diplomas oficiais para os estudantes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − sete =