Uma vez, meu irmão chegou da rua dizendo que comeu um guisado delicioso na casa de um colega. Minha mãe, com sua curiosidade culinária peculiar, logo perguntou como era esse guisado. Ele descreveu uma preparação muito parecida com a do ensopado dela!

Na verdade, o guisado, o ensopado e o cozido são três maneiras que se referem à mesma técnica culinária de cozinhar por um tempo prolongado, carnes, peixes e verduras, em fogo moderado.

A receita desta edição é um ensopado, daqueles que merecem a alcunha chique de guisado!

1- Refogue 50g de bacon em cubos em uma panela (pode ser a de pressão), até soltar a gordura e dourar.

2 – Reserve o bacon dourado e, na gordura que ficou na panela, refogue 500g de patinho ou chã de dentro em cubos (ou outra carne magra de sua preferência).

3 – Reserve a carne e refogue agora uma cenoura grande em rodelas grossas, três talos de salsão picados, três tomates previamente batidos (pode ser extrato), uma folha de louro, uma cebola picada e três dentes de alho ralados.

4 – Coloque salsinha fresca, uma pitada de pimenta do reino, duas de sal e um raminho de tomilho.

5 – Adicione a carne e o bacon aos legumes, colocando 100ml de vinho branco (pode ser tinto, mas escurecerá mais a preparação) e um caldo de sua preferência (água, se não tiver um caldo) até cobrir todos os ingredientes na panela.

6 – Cozinhe tudo em fogo baixo a médio durante três a quatro horas. Se for na pressão, em torno de uma hora. Em ambas as maneiras, fique de olho no líquido para não secar.

7 – Estará pronto quando for possível cortar facilmente a carne. Ela ficará desfiando.

Dica: caso o caldo do ensopado fique ainda muito líquido, separe um pouco, coloque uma colher de chá de farinha de trigo, mexa com um fouet para engrossar e depois junte este caldo grosso à preparação.

Nosso ensopado tem cara e sabor de guisado!

Sim, a nossa cozinha tem seu valor.

Aqui em nossa coluna iremos encontrar uma diversidade de temas, sempre associados à gastronomia, que irão desde receitas e dicas, até reflexões e relatos de vida.

Sou ProfChef CRIS MARCO e desejo a você um fim de semana de valor.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 + 15 =