A obra na área de movimentação de aeronaves está com 60% de execução (Foto: Divulgação)

A licitação para a segunda etapa da construção do Aeroporto de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, foi publicada no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) desta quarta-feira (14). Esta fase inclui a implantação do terminal de passageiros e dos equipamentos de auxílio à navegação aérea e a execução de serviços complementares no aeroporto. A obra está sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

Os equipamentos de auxilio à navegação aérea como o balizamento noturno, o farol rotativo e a Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A) serão instalados no novo aeroporto, que terá o terminal de passageiros com uma área total de 600 m². A iluminação do pátio de aeronaves e a implantação de cerca operacional e do estacionamento de veículos estão entre os serviços complementares a serem executados. A abertura dos envelopes com as propostas da empresas interessadas acontecerá em 18 de maio.

Sobre a primeira fase da construção, a obra na área de movimentação de aeronaves está com 60% de execução. Atualmente, os serviços de terraplanagem são realizados no local. A pavimentação da pista de pouso e decolagem, taxiway e do pátio de estacionamento de aeronaves deve ser iniciada no final deste mês de abril. A previsão de conclusão dos serviços é no mês de agosto deste ano. O aeroporto vai operar inicialmente com voos de pequeno e médio porte da aviação geral. A atividade com voos regulares de capacidade para até 70 pessoas dependerá da movimentação total de passageiros e do interesse das companhias aéreas.

O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, ressalta a importância do aeroporto para a região. “O novo equipamento incentivará o turismo religioso em Bom Jesus da Lapa por ser um dos maiores centros de romaria do país. Ajudará no desenvolvimento da agricultura local e na atração de novos negócios para a geração de energia solar no estado. Com a implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), o município também passa a ser um eixo logístico onde há integração do modal rodoviário e ferroviário com o transporte aéreo”, destaca o secretário. O projeto para a implantação do acesso ao equipamento aeroviário está sendo elaborado.

Aeródromo de Senhor do Bonfim

A primeira etapa dos serviços no Aeródromo de Senhor do Bonfim, correspondente a construção da área de movimentação de aeronaves, já está sendo concluída. A licitação para a implantação do terminal de passageiros e dos equipamentos de auxílio à navegação aérea e de serviços complementares no equipamento se encontra em andamento e os envelopes com as propostas serão abertos em 03 de maio. O edital referente ao acesso que será feito para o aeródromo de Senhor do Bonfim está em fase de analise das propostas das empresas.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

seis + 18 =