Prefeitura de Salvador antecipa escalonamento da vacinação de idosos

A Prefeitura vai antecipar o escalonamento da vacinação contra Covid-19 para idosos em Salvador. Sendo assim, durante toda esta quarta-feira (24), serão imunizados os cidadãos com 70 anos completos. Na quinta-feira (25), é a vez dos idosos com 69 anos e, na sexta-feira (26), recebem a primeira dose aqueles com 68 anos. O anúncio foi feito ontem  (23) pelo prefeito Bruno Reis, através das redes sociais.

“Diante da decisão do Ministério da Saúde, que autorizou a aplicação de todas as doses que chegaram neste último lote (60 mil doses), vamos conseguir antecipar na cidade o processo de vacinação. Então, a vacinação de idosos de 70 anos, que começaria amanhã à tarde, já será iniciada pela manhã”, declarou o prefeito.

Sendo assim, na parte da manhã, das 8h às 12h, serão atendidas as pessoas nascidas entre 24 de março e setembro de 1950. Já no período da tarde, das 13h às 16h, será a vez dos indivíduos nascidos entre outubro de 1950 e 24 de março de 1951. A aplicação da primeira dose para todos os trabalhadores da saúde estará suspensa.

A imunização para os idosos acontece nos pontos de drive-thru na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Cabula, Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Barradão (Canabrava) e Vila Militar – Dendezeiros.

Os pontos fixos estão situados na USF Vista Alegre, Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Cabula, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris) e Colégio da Policia Militar (CPM) – Dendezeiros.

Antes de comparecer aos postos, é necessário verificar se o nome está na lista disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br. Caso contrário, o idoso ou responsável pode fazer o cadastramento no site www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br ou diretamente no 5º Centro de Saúde – se o idoso estiver presente, já recebe a primeira dose no local.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde. É preciso observar a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.

A segunda dose dos idosos será aplicada nos mesmos postos voltados para os cidadãos a partir de 70 anos, das 8h às 16h. Neste mesmo horário, a aplicação da segunda dose para os trabalhadores da saúde acontecerá na Unijorge – Campus Paralela (ponto fixo e drive-thru), USF San Martin III (drive-thru) e USF Colinas de Periperi (ponto fixo).

Os idosos que foram imunizados em casa pelo Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital para receber a segunda dose. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Vacina Express

Os idosos com 70 anos ou mais também podem fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express, no endereço vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br. São ofertadas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

8 − sete =