Ações tornam estratégia de vacinação mais rápida e eficiente em Salvador

O resultado das ações foram conferidas de perto neste sábado (6) pelo prefeito Bruno Reis (Foto: Betto Jr/Secom)

O aperfeiçoamento da estratégia de vacinação contra Covid-19 em Salvador, desenvolvido pela Prefeitura, tem tornado cada vez mais rápida e eficiente a imunização do público-alvo na cidade. Esta semana, além da ampliação dos postos fixos e de drive-thru, também foi disponibilizado o filômetro – site de acompanhamento da demanda do público nos postos de vacinação, além da implantação da estratégia de aplicação das doses para idosos por turno, evitando assim grandes filas e tempo de espera. Toda essa estratégia envolve, aproximadamente, 1,5 mil profissionais.

O resultado dessas ações foram conferidas de perto neste sábado (6) pelo prefeito Bruno Reis, no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em Ondina – um dos pontos de imunização de idosos acima de 78 anos. Também estiveram presentes na ocasião a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

“Está tudo bem organizado. Essa seleção feita daqueles que nasceram em janeiro a julho de 1942 se vacinarem na parte da manhã, e de agosto de 1942 a 6 de março de 1943 se vacinarem à tarde, permitiu que as pessoas pudessem ser imunizadas praticamente sem filas. Estamos felizes com o resultado do nosso trabalho e, com fé em Deus, vamos vencer mais um dia de enfrentamento à Covid-19”, declarou o prefeito.

Até as 13h20 de hoje, 4.547 idosos haviam sido vacinados com a primeira dose e a segunda dose havia sido aplicada em 2.669 pessoas – idosos e profissionais de saúde. Desde janeiro, mais de 161 mil cidadãos receberam a primeira dose e 47,8 mil pessoas, a segunda dose contra o novo coronavírus.

Assim como o campus da Ufba em Ondina, outros 32 postos estão em funcionamento neste sábado para vacinação contra o novo coronavírus, nas modalidades drive-thru – com mais de 160 baias – e fixo. No total, são 24 postos para aplicação da primeira e segunda dose para idosos a partir de 78 anos e os demais para segunda dose dos trabalhadores da saúde.

Antes de comparecer a um desses postos, é necessário verificar se o nome está na lista através do site www.saude.salvador.ba.gov.br. Caso não esteja, é necessário fazer a inscrição no site www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br. Para saber se um posto possui fila ou não, basta acessar o site www.filometro.saude.salvador.ba.gov.br.

Além disso, 150 idosos acamados ou com dificuldade de locomoção são vacinados em casa hoje através do serviço Vacina Express, com agendamento prévio feito através do site www.vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br.

Pirajá

Também neste sábado, o prefeito Bruno Reis vistoriou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pirajá, que está sendo transformada em unidade 24h para atender casos inclusive de urgência e emergência. A medida visa desafogar a demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“É claro que, a depender da gravidade, o paciente será encaminhado para uma UPA ou um hospital. No entanto, com a ampliação desse atendimento na USF Pirajá, estamos aumentando a oferta, principalmente aos pacientes que estão nas UPAs precisando de regulação e que dependem de um leito de enfermaria. Com isso, estamos enfrentando a pandemia e a cada dia vencendo uma batalha que, com fé em Deus, sairemos vitoriosos no final”, declarou o chefe do Executivo municipal.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × 1 =