Salvador ultrapassa 100 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19

Atualmente, a vacinação é realizada em idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde (Foto: Bruno Concha/Secom)

Salvador ultrapassou, nesta terça-feira (9), a marca de 100 mil pessoas vacinadas contra o novo coronavírus. Ontem (8), foi registrado o recorde de vacinados em um único dia: 10.719 pessoas, dentre profissionais de saúde, idosos acima de 85 anos, indígenas e pessoas com deficiência grave, considerados grupos de maior risco.

De acordo com o prefeito Bruno Reis, esse número é resultado do esforço municipal para imunização da população, através do Plano Municipal de Vacinação. As medidas envolveram a divisão da imunização em etapas, de acordo com o público-alvo; instalação de serviços de vacinação fixos, drive-thru e em domicílio; e investimentos em contratação de pessoal e acondicionamento das vacinas.

“Em menos de um mês do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, já passamos de 100 mil pessoas vacinadas. Isso é resultado de um plano de imunização consistente e preocupado em salvar vidas. Temos um longo desafio pela frente, mas me orgulha muito ser prefeito de uma das capitais mais organizadas na vacinação”, declarou o gestor nas redes sociais.

Ele ainda complementou que, enquanto algumas cidades têm dificuldade para fazer a logística de vacinação, Salvador já usou 93% das vacinas enviadas. “Estamos cumprindo nossa parte e seguimos dialogando com o governo federal para receber mais doses e seguir avançando na imunização”, completou Bruno Reis.

O secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, destacou o esforço de todos os profissionais envolvidos na vacinação, que têm atuado diariamente para imunizar com agilidade a população da capital baiana. “Orgulho danado da nossa equipe! A nossa missão é salvar vidas!”, comemorou.

Dinâmica

A Prefeitura idealizou o planejamento da vacinação em quatro fases. Nesta primeira, iniciada em 19 de janeiro, estão inclusos os trabalhadores de saúde, população idosa com 75 anos ou mais, indígenas, aldeados, povos de comunidades ribeirinhas e idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas.

Atualmente, a vacinação é realizada em idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde ligados a estabelecimentos com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes) ativo. Na quinta-feira (11), passam a ser imunizados, também, os idosos a partir de 80 anos.

Para os idosos, foram disponibilizados três pontos de drive-thru, localizados no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris; no Atacadão de Fazenda Coutos; e no Parque de Exposições. Os postos fixos estão situados no 5º Centro, USF Plataforma, USF Cajazeiras/Jaguaripe e CSU Pernambués. Além disso, o idoso acamado ou com dificuldade de locomoção pode ser vacinado em casa através do serviço Vacina Express, a ser agendado previamente no site www.vacinaexpress.salvador.ba.gov.br.

Já os profissionais de saúde têm à disposição 18 pontos de vacinação fixos ou drive-thru, que podem ser consultados no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

12 + 7 =