Cinemas, teatros e casas de espetáculo podem voltar a funcionar em Salvador

Bruno disse que os cinemas, teatros e casas de espetáculo já podem funcionar a partir desta terça-feira (Foto: Betto Jr/Secom)

A Prefeitura autorizou o retorno do funcionamento de cinemas, teatros e casas de espetáculo em Salvador, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária de combate à Covid-19. Além disso, o horário de funcionamento dos shoppings centers foi ampliado para 10h às 22h, de segunda a sábado.

O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (8), no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, durante o início da vacinação contra o novo coronavírus para idosos acima de 85 anos. De acordo com o gestor, os cinemas, teatros e casas de espetáculo já podem funcionar a partir desta terça-feira (9).

“Neste mês de janeiro, foi feito o acompanhamento da média móvel de casos novos, de mortes e do fator RT (transmissão) e, apesar de ainda estarmos em nível de alerta, os números vêm caindo. Por isso, está sendo autorizado o funcionamento desses espaços com 50% da capacidade”, explicou o prefeito.

Ele ainda ressaltou que, no caso dos teatros, o pedido de reabertura foi fruto de reivindicação dos próprios artistas. “Principalmente aqueles que foram contemplados pela Lei Aldir Blanc, que precisam de espaço para fazer a produção do material artístico e, assim, comprovar a aplicação do recurso”, completou Bruno Reis.

Prorrogação

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal também informou a prorrogação, até o próximo dia 23, do decreto 33.456/2021 de combate à Covid-19 e proteção à vida. As medidas estendidas englobam a suspensão das atividades presenciais da rede municipal de educação e da rede privada de ensino; a redução de 30% do número de funcionários dos call centers; e proibição de ações de emissão sonora em logradouros públicos e estabelecimentos particulares, exceto quando autorizado em protocolo específico.

Além disso, também foi estendido o fechamento do Mercado Municipal da Liberdade e o estabelecimento de horário especial, das 7h às 9h, de atendimento exclusivo para idosos, pessoas com diagnóstico de câncer e em uso de imunossupressores, em mercados e supermercados.

Rio Vermelho e Itapuã

Também foram prorrogadas, até o próximo dia 23, as medidas especiais adotadas nos bairros de Itapuã e Rio Vermelho, estabelecidas no decreto n° 33.456/2021. A legislação determina que restaurantes e bares estão autorizados a funcionar às sextas, sábados e domingos no horário previsto no protocolo do segmento. Está proibida a comercialização e consumo de bebidas em espaços públicos, às sextas, sábados e domingos, das 17h às 7h do dia seguinte.

Além disso, restaurantes e bares estão proibidos de comercializar e entregar alimentos e bebidas para pessoas que estejam em pé, tanto nas áreas internas, quanto externas. Há, ainda, obrigatoriedade da delimitação, com barreiras físicas, das áreas externas dos restaurantes e bares. “Tem dado certo essa estratégia para evitar aglomerações nesses bairros”, disse Bruno Reis.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

16 − 6 =