Testes identificam mais de dois mil casos de Covid-19 em quatro bairros

Procedimento é feito através de uma punção digital após o paciente fazer um cadastro (Foto: Jefferson Peixoto/Secom)

Mais de 13 mil testes rápidos para detecção da Covid-19 já foram realizados em quatro localidades da capital baiana, dentro das ações municipais de proteção à vida nos bairros com maior número de casos. Desde que as testagens foram retomadas no dia 2 de dezembro até a tarde desta terça-feira (5), a Prefeitura identificou mais de dois mil casos positivos para o novo coronavírus nessas regiões.

Do total de 7.414 testes rápidos realizados para detecção da doença apenas em Brotas e na Pituba, 1.153 apresentaram resultado positivo para a doença, sendo 731 delas em Brotas e 422, na Pituba. Já nos bairros de Itapuã e Pernambués, 5.911 moradores já foram testados e, destes, 959 tiveram resultado positivo, sendo 526 em Itapuã e 433 em Pernambués.

O procedimento é feito através de uma punção digital (furo no dedo) após o paciente fazer um cadastro. O resultado é encaminhado até as 18h do mesmo dia por meio de mensagem de texto para o celular da pessoa. Em caso de resultado positivo para o coronavírus, o cidadão é orientado a fazer o isolamento e a contraprova.

Além das ações nos bairros, a população pode fazer o teste em postos de saúde e em todas as 40 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da cidade. Desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 253.656 procedimentos para detecção da doença até hoje.

Outras ações

Além dos testes, as equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizam ações de limpeza, desinfecção das ruas com carro-pipa e agentes de limpeza com pulverizadores costais, com solução de hipoclorito de sódio e água. A Prefeitura-Bairro de cada região também está distribuindo máscaras de proteção para a população.

Números

De acordo com o Portal da Transparência da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Salvador registrou, até esta terça-feira (5), 111.067 casos de Covid-19, com 107.736 curados. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 67%, e de leitos clínicos está em 69%.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × 1 =