Camilo Moitinho Ferreira durante expedição marítima para coleta de dados (Foto: Divulgação)

O efeito da mudança climática e da poluição – assim como as consequências futuras deles para os oceanos, a exemplo das condições estressantes para a vida marinha – serão algumas das temáticas abordadas durante a live “Funcionalidade ecológica dos oceanos futuros”, com o ecólogo marinho Camilo Moitinho Ferreira. O bate-papo virtual acontecerá nesta sexta-feira, 15, a partir das 15h, no canal da Fundação Aleixo Belov no YouTube.

“Nossos oceanos nunca enfrentaram tamanho desafio como atualmente e as expectativas futuras não são nada promissoras. É neste contexto que a previsão e a compreensão dos problemas que os oceanos enfrentarão são indispensáveis para criar estratégias de manejo e conservação que consigam manter o eficiente funcionamento ecológico e serviços providos pelos ambientes marinhos”, destaca o ecólogo.

Ferreira, que é o primeiro convidado de 2021 da série de lives da fundação, é doutor em ecologia aplicada pela Universidade de Adelaide (Austrália), além de mestre em ecologia e conservação pela Universidade Estadual da Paraíba. Ele, que se formou em ciências biológicas na Universidade Católica de Salvador, vem desenvolvendo, há mais 15 anos, trabalhos em ecossistemas marinhos temperados e tropicais, analisando a relação entre animais sob condições estressantes.

Um dos seus principais trabalhos foi realizado no recife de corais do Atlântico Sul (Banco dos Abrolhos), contribuindo com diversos projetos de pesquisa junto a organizações não governamentais, como a Conservação Internacional Brasil, e o projeto Produtividade, Sustentabilidade e Utilização do Ecossistema do Banco dos Abrolhos (Pro-Abrolhos).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezessete − 8 =