Testes rápidos começam a ser feitos nos bairros da Pituba e Brotas

Ao todo, 150 testes rápidos devem ser feitos por dia na unidade volante de cada bairro (Foto: Jefferson Peixoto /Secom)

Os testes para detecção da Covid-19 começaram a ser realizados nos bairros da Pituba e de Brotas, na manhã desta quarta-feira (2). A testagem faz parte da retomada de medidas de apoio e proteção à vida, sem restrição ao comércio, nos bairros da cidade, com o objetivo de combater a disseminação do coronavírus. A intenção é levar essas ações para outros bairros que apresentem alto índice de casos.

Ao todo, 150 testes rápidos devem ser feitos por dia na unidade volante de cada bairro. Os testes estão sendo feitos, a partir das 8h, no final de linha de Brotas e na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba. Além disso, estão sendo feitas higienização de ruas e distribuição de máscaras de proteção nesses bairros. A ação tem um prazo inicial de sete dias e acontece após estas localidades apresentarem número crescente de casos do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entre os dias 24 a 30 de novembro, foram computados 113 novos casos em Brotas e 167 na Pituba. Os testes ajudam a evitar uma segunda onda da doença na cidade, visto que, uma vez testado positivo, o indivíduo passa a cumprir o isolamento, evitando que outras pessoas se contaminem.

Balanço

Nas últimas semanas, a testagem passou a ser feita em postos de saúde e em todas as 40 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da cidade. Desde o dia 28 de setembro, apenas as unidades básicas de saúde já realizaram 1.847 testes rápidos. Deste total, 269 exames tiveram resposta positiva para a doença.

Desde o início da pandemia, a SMS realizou 221.028 testes para detecção da doença até ontem (1º). De acordo com dados obtidos no portal da Transparência da SMS, que mostra índices relacionados à Covid-19, há 98.499 casos confirmados da doença na capital baiana, entre os quais 95.681 foram curados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × um =