Suzano beneficia mais de 2 mil pessoas na Bahia com ações de voluntariado

O programa envolve o trabalho voluntário dos colaboradores(as), familiares e parceiros em projetos apoiados pela empresa

A Suzano envolveu mais de 800 voluntários e voluntárias, entre colaboradores, familiares e parceiros espalhados em 12 estados do Brasil, e em 2020, beneficiou mais de 20 mil pessoas pelo país com o programa Voluntariar. A iniciativa nasceu com o objetivo de compartilhar conhecimento e talento, em que os profissionais e familiares se colocam à disposição para atuar em projetos apoiados pela empresa.

O Voluntariar já existe há quase duas décadas, busca renovar o olhar e as atitudes, reconhece que cada pessoa tem muito para contribuir com o próximo e que, em conjunto, é possível promover mudanças positivas na comunidade. Com essa conexão, a empresa fortalece o trabalho voluntário e potencializa a transformação social.

Há várias possibilidades dentro do programa, como o Formare (curso de capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, em parceria com Fundação Iochpe), o Suzano na Escola e o programa O Futuro do Trabalho (capacita jovens sobre conceitos de carreira, profissões do futuro e habilidades necessárias para o mercado de trabalho, em parceria com a Junior Achievement).

O Programa Voluntariar ainda desenvolveu o Guia de Ações de Voluntariado Remoto, onde apresenta 10 dicas de ações voluntárias que podem ser realizadas de forma virtual, como Compras Solidárias, Acolhida Virtual, E-Duca, Movimentar Faz Bem e outras que contribuem para transformar a sociedade e ajudar uns aos outros. Os projetos incentivam desde encontros virtuais de acolhimento, entretenimento, apoio à atividade física, leitura e compartilhamento de conhecimentos, até dicas de receitas saudáveis e doações de produtos de necessidades básicas.

“A Suzano acredita que só é bom para nós se for bom para o mundo e o trabalho voluntário é sempre uma troca, todos ganham, quem recebe e quem se propõe a ajudar. O Voluntariar facilita essa troca, inspira as pessoas para o protagonismo social, fortalece seu papel de agente de transformação na sociedade ao incentivar que os colaboradores e familiares compartilhem parte de seu tempo e talento em prol de uma causa”, destacou Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Na Bahia, mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas e as ações envolveram cerca de 140 voluntários e voluntárias. Entre as iniciativas desenvolvidas, destaque para o Programa Miniempresa, realizado por meio do projeto Suzano na Escola, desenvolvido pelo Voluntariar, em parceria com a Associação Junior Achievement (JA).

Um dos participantes do programa em 2019, o jovem Daniel Pereira Nunes, 14 anos, de Posto da Mata, conquistou um prêmio de grande relevância no cenário nacional. Ele venceu, neste ano, a segunda edição do Programa Meu Primeiro Site, desenvolvido pela Junior Achievement (JA) em parceria com a Microsoft. Daniel criou o site “Mundo Elétrico” (https://danunesx.github.io/mundoeletrico.github.io/) e recebeu como prêmio um curso de R$ 2.000,00 para se desenvolver na área de tecnologia. Ele já havia conquistado o prêmio em âmbito regional e agora a conquista foi nacional.

Durante sua passagem na 6ª edição do Programa Miniempresa, no ano passado, ele aprendeu sobre empreendedorismo, finanças, produção e marketing com colaboradores da empresa, de diferentes áreas, que apoiam os jovens. Além de orientar, os voluntários e voluntárias da Suzano inspiram e transformam a vida dos participantes, gerando bons resultados como este.

“O Programa Miniempresa foi uma experiência totalmente diferente e nova. Fui Diretor de Marketing e Vendas da ECO Suport, empresa que produziu um suporte de madeira replantada para facilitar a recarga de celular. Em 2020 surgiu essa oportunidade em uma área completamente desconhecia por mim, a criação de sites, e decidi tentar”, conta o jovem que hoje faz parte dos impactados pelo Projeto Gente que Transforma – ENEM, parceria com Instituto Joule, que leva mentoria para jovens negros e negras e egressos do Voluntariar que irão realizar as provas do ENEM em 2021.

Voluntariar

O Voluntariar tem como objetivo estreitar o relacionamento da Suzano com as comunidades próximas, estimulando colaboradores, prestadores de serviço, familiares e parceiros a realizar ações voluntárias, fortalecendo o protagonismo social e gerando uma mudança positiva na sociedade, trabalhando de forma colaborativa pela educação, diversidade, inclusão e sustentabilidade.

Guia de Voluntariado Remoto e Virtual

O Guia Remoto de Voluntariado está disponível no site da Suzano e qualquer pessoa interessada em exercitar a solidariedade de forma remota pode fazer o download do material e inspirar-se nas dicas, sugestões e exemplos. Confira: www.suzanocontraocoronavirus.com.br.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 + dezenove =