Moradores de Planalto participam de 1º dia do ‘Saúde no Trecho’

Projeto é promovido pela ViaBahia, Vitalmed e secretarias municipais de Saúde (Foto: Divulgação)

No primeiro dia de atividades do programa Saúde no Trecho em 2020, 50 pessoas receberam atendimento clínico no povoado de Lagoa do Terto, em Planalto (BA). A iniciativa, uma parceria entre a ViaBahia Concessionárias de Rodovias S.A., a Vitalmed e as secretarias municipais de saúde, ofereceu testagem de glicemia, de covid-19 e aferição de pressão arterial aos moradores da região.

“Em nome da Secretaria de Saúde de Planalto, gostaria de agradecer à ViaBahia pela parceria e iniciativa na realização do Saúde no Trecho. A população planaltense é beneficiada com a oferta de serviços básicos de saúde, ampliando o acesso, principalmente para aqueles que mais carecem deste atendimento. Parabéns pelo projeto e pela experiência enriquecedora que compartilhamos desde 2018, o que contribuiu para o fortalecimento da saúde em nosso município”, explica Leila Fonseca, secretária de saúde de Planalto.

Dos testes rápidos aplicados para detecção de covid-19, apenas um indicou diagnóstico positivo. A paciente foi, então, encaminhada à Secretaria de Saúde de Planalto para cumprimento de protocolo específico. Todos os participantes receberam kit com álcool em gel, máscara e lanche.

O Saúde no Trecho segue  hoje  (03) para Boa Nova, e para Poções, na sexta-feira (4).

Por causa das medidas de controle sanitário, consultas e exames ocorrem em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Como não há atendimento por demanda espontânea, cadastro e distribuição dos pacientes são definidos diretamente pelas secretarias municipais. Além disso, médico e equipe de enfermagem seguem protocolos de biossegurança e tiveram reforço de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Criado em 2018, o projeto atendeu, desde então, 3,2 mil pessoas em 26 cidades baianas. São mais de 10 mil km percorridos no período.

Programação

Boa Nova
Na Escola Municipal Alcides Filinto Magnavita de Souza, na BR-116, Km 735, Entroncamento de Boa Nova
Quinta-feira (3), das 8h às 12h e das 13h às 17h

Poções

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Amedeo Sangiovanni, na Rua João Gusmão Ferraz, S/N
Sexta-feira (4), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

quinze − 11 =