Empresa do Polo é premiada como o ‘Lugar mais incrível para trabalhar no Brasil’

João Augusto Teixeira, presidente da Kordsa, na fábrica da empresa em Camaçari (Foto: Divulgação)

A inovação em estratégias de gestão de pessoas, com práticas que motivam, valorizam e desenvolvem uma cultura de pertencimento aos 410 reinforcers, como são chamados os funcionários da Kordsa, conferiu à empresa o destaque de melhor lugar para trabalhar no Brasil, pelo segundo ano consecutivo. O Prêmio Lugar Mais Incrível para Trabalhar no Brasil é resultado da pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (Fia) em parceria com a Uol, da qual participaram empresas de diversos segmentos, tendo seu resultado anunciado esse mês.

Para chegar a esse patamar de reconhecimento nacional, a Kordsa investiu tempo e pesquisa, e se dedicou a transformar radicalmente os modelos de gestão praticados pelo mercado, apostando em um pensamento mais humanizado, no qual o respeito e a colaboração foram os ingredientes para esta receita dar certo. Os resultados foram acompanhados por diversas pesquisas de clima organizacional como a Aon Hewitt, GPTW, Fia Você S/A, e Fia Uol, e a Kordsa foi subindo sua posição no ranking.

A FÓRMULA DA FELICIDADE

Como fazer com que o ambiente de trabalho contribua para a felicidade das pessoas que trabalham na Kordsa? Essa foi a pergunta que seus gestores fizeram a si mesmos lá atrás, em 2011, quando todo esse processo de reformulação da gestão de pessoas começou.

“Foi nesse contexto que as pesquisas de clima ganharam força e é onde começa uma nova história da Kordsa. A sua sede na Bahia vem há anos desenvolvendo a fórmula da felicidade. Trabalhar em uma fábrica é um desafio para alguns. As condições de trabalho são mais tradicionais e é necessário muito além de salários pagos em dia para redução do turnover. Imagine o que é necessário para que essas pessoas se sintam felizes? Nós traçamos um plano e fomos em busca do desenvolvimento dele, para o qual contamos com o engajamento de todos”, relembra Luiz França, Diretor de RH&TI América do Sul da Kordsa.

UM NOVO DESAFIO

No ano passado, o Instituto Fia e Você S/A reconheceram a Kordsa como a Empresa do Ano e a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil. Isso foi considerado incrível por todos os reinforcers, e um novo desafio surgiu, o de se manter lá em cima.

“Em 2020, o que ninguém havia previsto em seus cenários mais pessimistas caiu como uma tragédia viral em todo o planeta. A Kordsa, assim como todas as empresas do mundo, teve que se reinventar e criar uma nova forma de se relacionar com suas pessoas, fazendo com que elas não perdessem a paixão, o envolvimento, o engajamento e sim, se mantivessem felizes e conectados”, explica Luiz França.

Como parte da estratégia de gestão para 2020, a empresa investiu um trabalho de apoio e acompanhamento aos seus colaboradores para esse período com treinamentos e lives, brindes, seguindo a sua linha de comunicação e transparência.

Entre as ações que contribuíram para o primeiro lugar da Kordsa na premiação que avaliou 300 empresas esse ano estão:

– Valorização da mão de obra local. Os colaboradores tornaram-se “embaixadores Kordsa”, recomendando profissionais para as oportunidades de vagas, incluindo-se amigos e familiares;

– Incentivo ao plano de carreira, sucessão e ascensão profissional dentro da organização. Os funcionários são prioridade em caso de abertura de vaga;

– Inovação na metodologia do processo seletivo, a exemplo do formato em que o candidato tem contato com o Presidente da empresa, seguido do líder imediato, RH e, quando aplicável, liderados também, com o objetivo de avaliar as questões técnicas e a aderência à cultura e valores da empresa, uma rica experiência para ambos os lados.

– Programa de Jovem Aprendiz e Estágio, com o qual 100% dos aprendizes e 48% dos estagiários são residentes de Camaçari e Dias D’Ávila. Nos últimos 8 anos, 45 jovens foram efetivados pela Kordsa;

– Estratégia de negócio e operação com o objetivo de assegurar que os princípios universais de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e políticas anticorrupção sejam cumpridas, tendo assinado em 2013 o United Nations Global Compact;

– A Kordsa também é signatária ao Equality at Work Declaration e ao UN Women’s Empowerment Principles. Com a iniciativa, a empresa visa contribuir com a mudança de um status dominante em favor dos homens no mundo dos negócios, possibilitando que as mulheres se tornem mais efetivas nas tomadas de decisão, nas oportunidades e recursos de forma igualitária. 55% do quadro administrativo é de mulheres e 32% ocupam cargos de liderança;

– Projeto Kordsalization no qual o novo colaborador acompanha, durante 30 dias, a rotina diária de outros profissionais na empresa. O objetivo vai muito além do que uma visita às instalações da área industrial, a iniciativa visa promover uma ampla interação com todos os processos de produção e com as pessoas de diferentes áreas;

– Espaço para o diálogo de forma regular. Além de abrir canais de comunicação direta com os colaboradores por meio dos mecanismos mais tradicionais como e-mail, intranet, eventos de treinamento, palestras, entre outros, a Kordsa criou o “Café com Conversa”, através do qual, quinzenalmente, os executivos se reúnem com profissionais de áreas técnicas e operacionais, abrindo uma janela direta para que eles possam falar sobre temas variados inerentes às suas atividades na empresa.

Sobre Kordsa

A Kordsa é o player global no mercado de tecnologias de pneus, reforço de construção e compósitos. Como líder mundial no mercado de tecnologias de reforço de pneus, realiza a produção em uma vasta área dos EUA à Ásia Pacífico e fornece suas tecnologias de reforço para todo o mundo. Com seus processos de negócios baseados em P&D e inovação.

A unidade instalada no Polo Industrial de Camaçari (BA) opera com capacidade de produção de 20 mil toneladas de fios e lonas. Dos atuais 410 colaboradores, aproximadamente 70% são pertencentes a Camaçari, Dias D’Ávila, Mata de São João e regiões próximas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × um =