Cinco bairros de Salvador têm queda no preço médio do m² para aluguel

Metade dos 10 bairros que concentram a maior quantidade de ofertas de imóveis para alugar em Salvador tiveram queda no preço médio do metro quadrado (m²) no mês de outubro. É o que aponta o relatório de Inteligência Imobiliária da APSA – maior empresa brasileira em gestão de propriedades urbanas – que acaba de ser divulgado. Foram analisadas mais de 5.500 ofertas de apartamentos de 1 a 4 dormitórios. Ao comparar o valor mais alto, que se encontra em Ondina (R﹩/m² 37,52), com o valor mais baixo em Imbuí (R﹩/m² 14,05) verifica-se uma diferença de -62,6%.

Caminho das Árvores teve a maior variação entre os meses (-37%), passando o valor do metro quadrado de locação de R﹩ 30,60 em setembro, para R﹩ 19,12 em outubro. Rio Vermelho também foi impactado, com queda de 8% no valor dos imóveis para alugar (de R﹩ 25,21 para R﹩ 23,18). O bairro onde moraram Jorge Amado e Zélia Gattai viu os imóveis demorarem mais tempo para conseguir serem alugados: de média de 24 dias (de novembro de 2018 a outubro de 2019) para 36 dias (de novembro de 2019 a outubro de 2020).

Barra e Ondina foram os bairros que observaram alta nas ofertas de aluguel: 5,9% e 4,9% respectivamente, na comparação do valor médio do metro quadrado entre os meses de setembro e outubro.

“O mercado residencial começa aquecer novamente em alguns bairros específicos. No período da pandemia houve muita desocupação e os imóveis voltam para o mercado. A procura também aumentou. Começa a existir uma movimentação para ocupação desses imóveis “, informa Luiz Da Cal, gerente Geral Comercial, responsável pela operação do Nordeste.

Todos os meses a APSA produz relatório de inteligência imobiliária, analisando o mercado de aluguel, compra e venda das capitais de cinco regiões: Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Ceará e Pernambuco.

Transformação digital

De olho nas necessidades de proprietários e inquilinos, cada vez mais digitalizados, sobretudo por conta da pandemia do novo coronavírus, a APSA oferece para os clientes de Salvador o Alugue Rápido, ferramenta que possibilita locadores e locatários fecharem negócio remotamente.

“Nossos indicadores apontam que o uso de tecnologia no processo aumenta em 30% a velocidade da locação”, Luiz Dacal, gerente Geral Comercial, responsável pela operação do Nordeste.

Valores médios por locação (m²) em Salvador

ONDINA – R﹩ 37,52
BARRA – R﹩ 36,97
HORTO FLORESTAL – R﹩ 32,59
ARMAÇÃO – R﹩ 29,53
PITUBA – R﹩ 26,21
ITAIGARA – R﹩ 24,62
RIO VERMELHO – R﹩ 23,18
GRAÇA – R﹩ 21,44
CAMINHO DAS ÁRVORES – R﹩ 19,12
IMBUÍ – R﹩ 14,05

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × 2 =