Com mais de 160 franquias em 26 capitais e interior do Brasil, a Avatim, marca de cosméticos e perfumaria originada na Bahia, mantém crescimento mesmo em um ano atípico para a maioria dos negócios. “Diante do cenário da pandemia, esperávamos um avanço de 5%, mas vamos conseguir fechar o ano em 7%”, prevê o executivo Victor Midlej, novo diretor comercial da empresa. Ex-diretor da TIM, Midlej chega com a meta audaciosa de dobrar o tamanho da Avatim em três anos. Na estratégia de expansão, a empresa conta com o lançamento de um novo modelo de negócios, o Espaço Avatim, a ampliação dos canais de vendas e a consolidação da internacionalização da marca.

Ex-diretor da TIM, Midlej Victor  chega com a meta audaciosa de dobrar o tamanho da Avatim em três anos (Foto: Natan Fox/Divulgacao)

Preferencialmente voltados para cidades com menos de 100 mil habitantes, os Espaços Avatim funcionarão tanto como ponto de distribuição e treinamento para revenda quanto para vendas ao consumidor final. “Além do baixo custo, com investimento de até R$ 90 mil, o Espaço Avatim é um negócio extremamente vantajoso por ter maior potencial de faturamento, com vendas aos dois tipos de público. Em função disso, estima-se uma rentabilidade a partir de 12%”, destaca o diretor.

O plano de crescimento envolve também a abertura de novos mercados e a retomada de nichos específicos, como o de hotelaria. Em 2021, a Avatim entrará com uma linha diferenciada de produtos para grandes varejistas. De acordo com Midlej, as negociações com redes farmacêuticas já estão avançadas. A marca também volta com entusiasmo ao ramo de spa e hotelaria e recentemente fechou acordo com os luxuosos Tivoli e Bourbon.

Efeitos da pandemia

Nascido durante o período de maior isolamento social, quando as lojas se encontravam fechadas, o serviço de delivery surgiu a pedido dos clientes e deve permanecer como modalidade de vendas dentro das franquias. Outro efeito da pandemia foi o alto número de desempregados no Brasil. “As pessoas têm buscado a Avatim não para complementar, mas para gerar a renda principal de suas famílias. Com isso, o canal de distribuição e revenda cresceu mais de 50%. Nos próximos anos, pretendemos dar uma atenção especial para esse mercado de vendas diretas”, assegura o diretor comercial.

Planejado apenas para o fim do ano, o lançamento do e-commerce da Avatim foi antecipado para atender aos clientes da marca durante o período de isolamento. A ferramenta, juntamente com delivery e fabricação de álcool em gel (intensificada entre março e maio) foram ações emergenciais que a empresa adotou em 2020 e que contribuíram para um fechamento positivo mesmo diante da crise. “Ainda após a retomada do comércio, as vendas on-line representam hoje aproximadamente 10% do faturamento atual da empresa. Também iremos fazer melhorias para aprimorar este canal”, revela Victor Midlej.

Para facilitar a logística dos produtos entre a fábrica, localizada em Ilhéus-Bahia, e as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, a Avatim acaba de inaugurar um Centro de Distribuição (CD) que funciona em um galpão de 1.300 metros quadrados, em São Paulo.

Internacionalização

Paralisados por conta da pandemia, os planos de internacionalização da Avatim também integram as estratégias para cumprir a meta de crescimento da empresa. A marca está presente em Portugal e Espanha por meio de vendas diretas. Os procedimentos para implantação das lojas no exterior serão retomados o quanto antes. Na Europa, a primeira unidade será em Madri. Já do lado de cá do Atlântico, o México receberá franquias em formato de quiosques.

Natal

Apostando em lançamentos diversificados, desde grandes linhas a kits com miniaturas, a empresa espera ter um bom desempenho no período de compras natalinas. “Este Natal deve ser extremamente positivo em relação ao faturamento”, pontua Victor, ao salientar que a empresa está trabalhando para fomentar as compras antecipadas, a fim de evitar aglomerações.

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