ACM Neto entrega corredor viário da primeira etapa do BRT

O trânsito na Avenida ACM, no trecho entre o Shopping da Bahia e o Parque da Cidade Joventino Silva, ganhou mais fluidez a partir da manhã desta quarta-feira (30), penúltimo dia do ano, com a entrega do corredor viário do BRT com dois sentidos de tráfego e três elevados. A via foi entregue esta manhã pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis e do titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, entre outras autoridades.

A obra promove uma solução de mobilidade importante para o transporte e sistema viário da cidade e representa também um avanço de infraestrutura, por gerar melhorias para o sistema de drenagem da região. Os aspectos de paisagismo também são elementos importantes no projeto do BRT. A intenção é propiciar um ambiente ainda mais verde para o local, o que já é uma característica marcante na região.

ACM Neto destacou a importância de entregar a obra no final da gestão, mesmo diante de todos os entraves. “Quem poderia imaginar, há oito anos, que a Prefeitura lideraria um projeto dessa dimensão e enfrentaria tanta dificuldade como enfrentamos. Muitos foram os obstáculos que tivemos que superar para chegarmos aqui hoje com o corredor viário concluído e podendo resgatar mais um compromisso que assumimos com a nossa cidade. Quando tivermos toda a obra pronta, a perspectiva de mobilidade nessa região será absolutamente outra”, afirmou.

A via foi entregue pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis (Fotos: Valter Pontes/Secom)

Compromisso

Segundo Bruno Reis, a conclusão da primeira etapa do BRT é um dos seus compromissos da atual gestão. “Nós já demos início à segunda e terceira etapa. Com essas três intervenções realizadas, passaremos a ter funcionalidade para a implantação do BRT, que é um sistema de transporte eficiente, com uma capacidade maior para transportar passageiros”, disse o futuro prefeito, que terá a responsabilidade de dar continuidade às intervenções.

Para o titular da Semob, Fábio Mota, essa é uma das obras mais importantes da história de Salvador. “A obra consegue atrelar e resolver a questão da mobilidade e do saneamento. Com ela, a Prefeitura traz qualidade ao serviço de transporte público, porque você tem veículos mais confortáveis, com melhor qualidade. Consequentemente, você melhora a qualidade de vida de quem utiliza o serviço. É uma obra importantíssima”.

Estrutura

No sentido Shopping da Bahia-Parque da Cidade, o acesso ao corredor se dá pela via expressa, na região do Shopping da Bahia. A via contempla duas faixas de asfalto e uma de concreto, além de três elevados ao longo de seus 2,79 quilômetros de extensão. O trecho conta ainda com via marginal constituída por três faixas de asfalto, duas paradas de ônibus em concreto, um acesso para a via expressa e dois retornos, sendo um deles com parada para ônibus.

No sentido contrário, Avenida Juracy Magalhães-Avenida ACM, o acesso está situado na altura do Centro Médico Salvador. Esse trecho contempla duas faixas de asfalto e uma de concreto, com dois elevados em sua extensão, além de via marginal constituída por três faixas de asfalto, quatro paradas de ônibus, e dois retornos, sendo um deles com parada para ônibus. Esse trecho de sentido contrário compreende uma extensão de 2,84 quilômetros.

Duas passarelas foram implantadas no sistema viário em regiões de grande fluxo de pedestres. Uma delas fica na altura do Shopping da Bahia e a outra na região do Hospital Teresa de Lisieux. A passarela na região do Shopping da Bahia tem 300 metros de extensão e a da altura do hospital tem 250 metros. Algumas intervenções complementares continuarão sendo executadas nas vias marginais da Avenida ACM, ainda nessa primeira etapa.

Ao longo do corredor viário, as obras de urbanismo e paisagismo do entorno estão em execução avançada e terão continuidade pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). O objetivo é propiciar um ambiente mais verde, com a presença ainda mais intensa dos elementos naturais, o que é uma característica marcante dessa região da cidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

dois × 4 =