Suzano fortalece iniciativas de prevenção a queimadas na Bahia

O Floresta Viva promove palestras, encontros e treinamentos com colaboradores próprios e terceiros da Suzano

Com a chegada das altas temperaturas ao Extremo Sul da Bahia, cresce o risco de focos de incêndios na região, ameaçando fauna e flora. Para somar esforços, contribuir para proteger a natureza e conservar todas as formas de vida, a Suzano, por meio do Programa Floresta Viva, desenvolve ações de conscientização, investe em tecnologia de ponta no controle e prevenção de incêndios florestais e mantém um canal direto com a comunidade, parceiros e colaboradores para denúncias de atitudes irresponsáveis e criminosas contra as florestas. Neste período de maiores ocorrências, o programa reforça essas iniciativas.

Os incêndios florestais podem causar grandes danos, como a poluição do ar, redução da biodiversidade, morte de animais e até prejudicar as áreas habitadas. A participação da comunidade é importante no que diz respeito às informações sobre as ocorrências de incêndios em florestas de eucalipto ou nativas nas áreas da empresa, por meio de ligação gratuita para o número do programa, o 0800 771 1418, com atendimento 24 horas.

O Floresta Viva promove palestras, encontros e treinamentos com colaboradores próprios e terceiros da Suzano, equipes de vigilância e combate a incêndios, comunidades rurais, vizinhos e população em geral. A empresa atua em parceria com instituições e órgãos ambientais para compartilhar informações e ampliar o impacto positivo da iniciativa. Participam também do programa o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente dos municípios envolvidos, realizando palestras educacionais nas escolas e comunidades.

Em 2020, mesmo em um ano atípico e cheio de desafios, as ações continuam, entre elas, a divulgação de materiais de comunicação, como cartazes, para informar os colaboradores e a população sobre o canal de contato disponibilizado. Além disso, a Suzano prepara a plotagem de veículos de combate a incêndio, também com o número 0800 do Programa Floresta Viva.

“Com essas ações, buscamos fortalecer nosso canal de contato com a comunidade para que nos acionem ao identificar ocorrências que ameacem as florestas. Nesta época, devido às condições climáticas, os incêndios florestais se alastram com maior facilidade, e podem causar maiores danos ambientais. Contamos com o apoio de todos para proteger nossas florestas, a flora, a flora e as comunidades da nossa região, que sofrem com a fumaça e também correm riscos”, explica Thaís Zucolotto, Analista de Meio Ambiente Florestal da Suzano.

Em 2021, após o retorno das aulas presenciais, a Suzano espera dar continuidade às palestras educativas sobre prevenção de incêndios nas escolas e para outros públicos.

Saiba como ajudar a proteger as florestas

    • Não coloque fogo em propriedades, mesmo que sejam suas. Essa ação pode afetar a qualidade do solo, da água e inclusive atingir áreas ambientalmente protegidas, essenciais ao estabelecimento do equilíbrio do nosso planeta;
    • Não jogue bitucas de cigarro pela janela do carro, evite incêndios à beira de rodovias;
      Ajude a conscientizar outras pessoas sobre a importância de cuidar e proteger nossas florestas;
    • Denuncie e reporte pelo 0800 771 1418 qualquer atitude irresponsável e/ou criminosa contra as florestas, incluindo os incêndios florestais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

17 − dezessete =