Coelba amplia fornecimento de energia na Chapada Diamantina

As intervenções no sistema elétrico da região da Chapada Diamantina vão proporcionar, além da ampliação da oferta de energia, a melhoria na qualidade do fornecimento e aumento da confiabilidade do sistema (Foto: Divulgação)

Está em fase final de implantação, a nova subestação da Coelba Boninal II, localizada na região da Chapada Diamantina. Serão beneficiados com a ampliação do fornecimento de energia os municípios de Mucugê, Palmeiras, Seabra e Ibitiara, além de Boninal.

A nova subestação contará com um transformador de potência 26,6 MVA e 4 novos alimentadores de 34,5kV e é suprida pela Linha de Distribuição de 138 kV, também concluída, entre Mucugê e Boninal II, com 76 quilômetros de extensão. As intervenções no sistema elétrico da região vão proporcionar, além da ampliação da oferta de energia, a melhoria na qualidade do fornecimento e aumento da confiabilidade do sistema.

O novo trecho de linha e a instalação da nova subestação permitem a interligação da Rede de Distribuição, possibilitando realizar manobras no sistema para transferências de cargas em caso de interrupção do fornecimento. Essas manobras, quando necessárias, poderão ser feitas remotamente, através do Centro de Operação da Coelba, o que possibilita a retomada do fornecimento de energia em até três minutos.

Os novos investimentos ampliam a rede de 138 kV da região e atende ainda aos municípios de Ibipitanga, Lençóis e Novo Horizonte, totalizando mais de 126 mil habitantes beneficiados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezessete − cinco =