Demanda por voos domésticos tem queda de 67,5% em agosto

A Infraero recomenda que os usuários procurem antecipar o check-in (Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil)

A demanda por voos domésticos, medida em passageiros quilômetros transportados (RPK), registrou queda de 67,5% em agosto, em relação a igual período do ano passado, informou a  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A oferta, calculada em assentos quilômetros ofertados (ASK), por sua vez, recuou 64,6% na mesma comparação. Com isso, o aproveitamento das aeronaves se situou em 75,8%, redução de 6,6 pontos percentuais. No total, foram transportados quase 2,2 milhões de passageiros, retração de 72,1% na comparação anual.

O transporte de passageiros em voos internacionais teve diminuição de 92,1% em agosto, diante de igual mês de 2019. A oferta registrou queda de 82,2% na mesma comparação. Assim, a taxa de ocupação dos aviões ficou em 37,7%, recuo de 47,7 pontos percentuais. Ao todo, 118,6 mil passageiros foram transportados, uma retração de 94,2%

Cargas

O transporte de cargas e correio em voos domésticos recuou 34,5% em agosto, em relação ao mesmo mês do ano passado. No mercado internacional, essa atividade teve diminuição de 15,2% na mesma comparação.